top of page

Turistas de Seia serão pastores por um dia


Os pastores de Seia convidam os turistas a serem pastores por um dia. Depois da bênção dos rebanhos na romaria do São João, que decorreu no dia 23 de Junho na aldeia da Folgosa da Madalena, os pastores e os rebanhos subirão à serra da Estrela para as pastagens de Verão, onde permanecerão nos próximos meses: a tradicional Transumância. Esta prática, que nada tem de recriação, será mais uma vez aberta à participação dos turistas.

A actividade acontecerá no dia 6 de Julho e resulta de uma organização conjunta dos pastores, da Câmara Municipal de Seia e da Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede de Aldeias de Montanha, consubstanciando o Plano de Animação da Rede de Aldeias de Montanha.

Desafiar os turistas a serem guardadores de rebanhos por um dia é o convite dos pastores de Seia. Os rebanhos (com aproximadamente 800 a 1000 cabeças), provenientes das terras chãs da montanha, concentrar-se-ão no largo da Câmara, às 07h30, atravessando a cidade em direcção à serra e convidando aqueles que a eles se quiserem juntar nesta jornada. Neste dia, as ovelhas ostentam os maiores e melhores chocalhos e são enfeitadas com “peras e cabeçadas” coloridas.

bottom of page