Buscar

Cromeleque dos Almendres inaugura Centro Interpretativo


O Cromeleque dos Almendres, considerado um dos mais relevantes exemplos do megalitismo europeu, vai ter um centro interpretativo, fruto de uma parceria do município de Évora com a Ebora Megalithica.

O vereador da Cultura da Câmara Municipal de Évora, Eduardo Luciano, refere que as visitas ao Cromeleque dos Almendres vão passar a ser “mais dirigidas e com as devidas e necessárias explicações sobre o monumento e a sua importância”, ao mesmo tempo que será divulgado “outro património megalítico do concelho”.

O Centro Interpretativo dos Almendres situa-se junto à aldeia de Guadalupe, a poucos quilómetros do monumento nacional, e vai ser inaugurado oficialmente no dia 15 de Junho.

Datado do Neolítico e classificado como Monumento Nacional, o Cromeleque dos Almendres - descoberto em 1964 pelo investigador Henrique Leonor Pina aquando do levantamento para a Carta Geológica de Portugal - está situado a cerca de 12 quilómetros de Évora, na Herdade dos Almendres, na União das Freguesias de Nossa Senhora da Tourega e Nossa Senhora de Guadalupe.

Fonte: Observador

Imagem: wikimedia.org

#SÍTIOSARQUEOLÓGICOS #ALMENDRES #HISTÓRIA

BIENAL AR&PA 2019

OPINIÃO

1/16

Conteúdos redigidos de acordo com a antiga ortografia, excepto no caso de artigos de autor, nos quais este/a é livre de optar.