top of page

18 de Maio: Dia Internacional dos Museus e Noite dos Museus 2019


Celebrado anualmente a 18 de Maio, o Dia Internacional dos Museus foi criado em 1977 pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus, com o objectivo de promover, junto da sociedade, uma reflexão sobre o papel dos Museus no seu desenvolvimento.

Para 2019, e com base na proposta apresentada pelo ICOM, foi lançado o tema Os Museus como Plataformas Culturais - Museus e Cidadania.

Os espaços museológicos assumem-se hoje como parte integrante de uma rede mundial e, simultaneamente, como pontos focais para as comunidades em que estão inseridos, e neste sentido, têm um importante papel na transposição das necessidades e opiniões das populações do seu território para um contexto global.

Numa sociedade sujeita a constantes transformações, os museus são plataformas culturais que, para além da sua missão de coleccionar, conservar, comunicar, investigar e expor, devem proporcionar aos visitantes as oportunidades de criar, compartilhar e interagir. Assim, e cada vez mais, estas instituições concentram-se nas suas comunidades, auscultando as necessidades e os interesses das mesmas, procurando ir ao seu encontro, reinventando-se e definindo estratégias inovadoras para atrair diversos públicos.

Este ano, a Noite dos Museus, uma iniciativa criada em 2005 pelo Ministério da Cultura de França, celebra-se também no sábado, 18 de Maio. Nesta ocasião, os museus portugueses organizam múltiplas actividades – espectáculos de teatro e dança, concertos, visitas guiadas e encenadas, entre muitas outras – convidando os visitantes a usufruírem de uma experiência cultural diferente, em período nocturno.

Consulte o programa das actividades por todo o país.

Fonte: DGPC

bottom of page