top of page

Jornadas Técnicas sobre Conservação e Restauro de Pintura Mural a Fresco


23 e 24 Maio | Miranda do Douro

As Jornadas Técnicas sobre Conservação e Restauro de Pintura Mural a Fresco, a realizar nos próximos dias 23 e 24 de maio, em Miranda do Douro, têm organização da Direcção Regional de Cultura do Norte.

A iniciativa decorre no âmbito do projecto PATCOM – Património Cultural em Comum, apresentado ao INTERREG V-A (POCTEP) pela Direcção Regional de Cultura do Norte e pela Conselharia de Cultura e Turismo da Junta de Castela e Leão.

Programa (provisório)

23 de Maio

9h30 - 13h00 | Miranda do Douro

Apresentação de comunicações sobre as intervenções de conservação e restauro em pintura mural, realizadas nos últimos anos em Trás-os-Montes e em Zamora:

Ana González Obeso - Ermida de Nuestra Señora de Fernandiel em Muga de Sayago (Zamora);

Natalia Martínez de Pisón - Igreja de Santa Eulalia de Muga de Alba (Zamora);

Carlos Tejedor Barrios - Igreja de San Miguel Arcángel de Carbellino de Sayago (Zamora);

Ana Sofia Lopes - Igreja da Legoinha (Alfândega da Fé);

Joaquim Caetano - Capela de São João em Picote (Miranda do Douro) e Santuário de Santo Antão da Barca (Alfândega da Fé);

Fátima Llhera - Igreja de Covas do Barroso;

José Artur Pestana - Pintura mural da igreja de Gatão, Amarante e da capela de Nª Sr.ª do Rosário, Outeiro Seco, Chaves.

13h00 – 14h00 – Almoço em Miranda do Douro.

14h30 – 18h00 – visita à capela de São João de Picote (Miranda do Douro) e à capela de Santo Antão da Barca em Parada (Alfândega da Fé) acompanhadas pelos técnicos responsáveis pelo restauro - deslocação em autocarro disponibilizado pela DRCNorte.

18h00 – Regresso e dormida em Miranda do Douro

24 de Maio

9h00 – Saída para visita a igrejas com pintura mural, recentemente restauradas, situadas na região fronteiriça de Zamora: Igreja de Nuestra Señora de Fernandiel en Muga de Sayago (Zamora) e Igreja de San Miguel Arcángel de Carbellino de Sayago (Zamora)

13h00 –Regresso a Miranda do Douro e encerramento das Jornadas.

A participação é gratuita e está limitada a 100 participantes.

bottom of page