Buscar

Seminário "Queer? Narrativas LGBT em museus portugueses"

Atualizado: Jan 23


8 Maio | 18h-21h | Museu Calouste Gulbenkian

«Os museus são espaços de múltiplas leituras e múltiplas vozes, as colecções oferecem territórios de interpretação ricos e variados, os objectos são poderosos instrumentos para a construção (e validação) de narrativas, identidades, representações.

Na conferência de 2018 “E este património? A presença LGBTQI+ no Ano Europeu do Património Cultural” ficámos conscientes do pouco que sabemos sobre estas matérias, tanto em relação ao passado como em relação ao presente. Na altura prometemos que organizaríamos um encontro para conhecermos melhor o trabalho de dois museus portugueses: o Museu Calouste Gulbenkian, que aborda o património LGBT na visita “Narrativas queer na Colecção Gulbenkian”; e o Museu do Chiado, que em 2017 desenvolveu o projecto “Género na Arte”. Ambos estes trabalhos foram distinguidos com o prémio da ILGA Portugal.

A decisão de abordar o património queer na colecção Gulbenkian partiu de uma vontade grande de introduzir novos territórios de leitura e interpretação numa colecção que, aparentemente, pouco oferecia sobre o assunto. Partiu de uma convicção de que os objectos falam sobre quem somos e como nos vemos, e que é importante o exercício de encontrar as histórias não contadas por trás dos discursos habituais. O museu colocou a si próprio o desafio de encontrar estes percursos de invisibilidade, silêncio e contestação num património que parecia não ter qualquer relação com o tema.

O projecto “Género na Arte: Corpo, Sexualidade, Identidade, Resistência” levou também as questões LGBTQI+ para um museu centenário, o Museu do Chiado. As curadoras irão partilhar a sua reflexão sobre o processo de construção do projecto, sobre os aspectos teóricos (museológicos e da história da arte) e as implicações sociais e artísticas no âmbito museal e na gestão de museus.»

Com:

Susana Gomes da Silva, Diana Lopes Pereira, Aida Rechena e Teresa Veiga Furtado Convidado especial: Michael Langan

Apoio: Fundação Calouste Gulbenkian

Mais informação e inscrições em Acesso Cultura

#acessocultura #ACESSIBILIDADE #MUSEUS #FUNDAÇÃOCALOUSTEGULBENKIAN

BIENAL AR&PA 2019

OPINIÃO

1/15

Conteúdos redigidos de acordo com a antiga ortografia, excepto no caso de artigos de autor, nos quais este/a é livre de optar.