top of page

Centro de Artes e Ofícios do Património


O Centro de Artes e Ofícios do Património é um Centro de recursos de formação sobre as Artes e Ofícios do Património, nomeadamente relacionadas com a construção tradicional.

Cursos CAOP:

Cursos certificados, de curta duração, centrados nas Artes e Ofícios do Património

Porquê?

O objectivo é o de desenvolver competências especializadas na salvaguarda do património construído.

A correcta preservação e conservação do património que culturalmente é uma crescente exigência dos dias de hoje. Porém, a transmissão do saber e saber-fazer para as novas gerações, está muito enfraquecida, pelo efeito cumulativo da antiguidade do património e dos escassos orçamentos públicos destinados ao património cultural.

Em Portugal, bem como em toda a Europa, já se nota a falta de profissionais competentes nas profissões tradicionais inerentes ao património construído.

A quem se destinam?

Aos profissionais e aos jovens, que queiram ser qualificados nas técnicas e nas boas práticas de conservação do património construído.

No crescente mercado de trabalho da conservação, um profissional qualificado será valorizado social e economicamente. Socialmente porque adquire um estatuto cultural de “mestre” nos ofícios tradicionais e economicamente porque o nível de remuneração atingirá um valor várias vezes superior ao salário mínimo.

Qual o conteúdo?

Os actuais 20 cursos, que cobrem de uma forma integrada 13 temas, asseguram:

  1. Uma visão geral do património construído e da sua importância como recurso para um turismo cultural e para o desenvolvimento económico local e regional;

  2. Um bom conhecimento dos materiais, bem como das técnicas de sua preparação e colocação em obra;

  3. Uma melhor utilização das novas tecnologias na preservação do património;

  4. Uma efectiva experiência prática nos diferentes temas.

Qual o valor acrescentado?

Os cursos CAOP visam promover, local e regionalmente, o saber e o saber-fazer indispensáveis à preservação e conservação do património construído. Deste modo, "incrementamos a actividade económica – aumentamos a procura de mão-de-obra qualificada reduzindo a inactividade. Este incremento da actividade económica tem um impacto relevante na sociedade, nomeadamente quando se verificam níveis de desemprego muito elevados e/ou a força de trabalho é pouco qualificada - significa maiores níveis de produtividade e, em paralelo, melhores níveis salariais."

Projecto da Associação InCIDADES em cooperação com a Câmara Municipal de Elvas, foi integrado na Eurocidade Elvas/Campo Maior/Badajoz.

O CAOP é um Clube Unesco para as Artes e Ofícios do Património.

Largo de São Martinho, Elvas | caop@caop.org.pt

bottom of page