top of page

1 de Abril!


Alguns estudiosos sugerem que o “1 de Abril - Dia das Mentiras” tem a sua origem na transição da data em que, no Ocidente, se comemora o Ano Novo.

Na Europa Medieval, o Dia de Ano Novo era geralmente comemorado a 25 de Março, através de uma celebração que, nalgumas regiões, durava vários dias e culminava a 1 de Abril.

Na França do séc. XVI, porém, por decreto de Carlos IX, começou-se a celebrar o Ano Novo a 1 de Janeiro. Ora, aqueles que agora celebravam o Ano Novo nesta data escarneciam dos que ainda o celebravam pelo 1 de Abril: enviavam-lhes presentes insólitos, colocavam papéis escritos nas suas costas sem se fazerem notar e convidavam-nos para festas inexistentes.

A tradição de troça ou de partida em torno do 1 de Abril espalhou-se pela restante Europa Ocidental, em particular depois da generalização da celebração do Ano Novo a 1 de Janeiro.

E o 1º dia de Abril assim ficou, no Reino Unido o April Fool’s Day, na Polónia o Prima Aprillis, na França o Poisson d’Avril, ou por cá simplesmente chamado "Dia das Mentiras", a data em que podemos brincar com as notícias!

April Fool Girl with Shopkeeper, 1948, Norman Rockwell, colecção privada

bottom of page