A AR&PA - Bienal Ibérica de Património Cultural constitui um ponto de encontro e fórum de debate para profissionais e instituições dedicados ao Património Cultural. A sua área expositiva, a diversidade de actividades científicas e profissionais e a sua programação social resultam num evento único que já é uma referência na Europa.
A Bienal é, hoje, o resultado da fusão da Bienal de la Restauración y Gestión del Patrimonio AR&PA, que acontece em Valladolid desde 1998, com a Feira do Património, evento criado em 2013, em Portugal. O evento ocorre de forma alternada entre Portugal (em itinerância, nos anos ímpares) e Espanha (em Valladolid, nos anos pares).
A Bienal AR&PA tem como objectivos a promoção, valorização e visibilidade do sector do Património Cultural, através da agregação dos diversos agentes e stakeholders que actuam no sector, tais como:
ateliers de design e arquitectura;
projectos de I&D;
formação especializada;
touring cultural e paisagístico;
mediação cultural;
conservação & restauro;
reabilitação urbana;
novas tecnologias;
serviços públicos;
projectos de cooperação internacional;
museologia;
projectos integrados de base territorial.
Para além desta dimensão, a Bienal procura igualmente ser um evento demonstrativo de como o património cultural pode ser uma fonte inesgotável de inspiração para matérias lúdicas e pedagógicas. Apresenta uma Programação Cultural forte e multidimensional para todos e, também, actividades de Educação Patrimonial destinadas aos mais novos, em contexto de escola ou de família, assim como um programa de Voluntariado.
Um seminário, com oradores nacionais e internacionais, e um prémio de internacionalização do património são também pontos fortes da programação da AR&PA 2019.
Já estão abertas as inscrições para participação de Expositores, entidades públicas ou privadas, empresariais ou institucionais, que se dediquem à gestão, conservação, estudo, protecção ou restauro do património cultural.
Este ano, a Bienal AR&PA realizar-se-á em Loulé, de 11 a 13 de Outubro, com o tema Sustentabilidade.