top of page

O Paraíso Europeu das caminhadas


“Bastante presente e relevante na identidade da Madeira enquanto destino turístico, mas principalmente enquanto património cultural e regional, as Levadas são hoje elemento de atração per se, muitas vezes sem se conhecer a sua principal função, o seu modo de construção e toda a gestão complexa deste sistema tão importante no dia a dia e nas atividades da população local.” Programa de Ordenamento Turístico da Região Autónoma da Madeira

As levadas constituem um sistema de transporte hidráulico com cerca de 800 km de canais (públicos e privados) e de aquedutos. O transporte de água visa o consumo humano, agrícola e produção elétrica. Mas não são apenas estas características funcionais que as tornam um ex-libris da região mas, também, pelo facto de serem caminhos onde a descoberta e contacto com a natureza são reforçados.

O processo de candidatura das Levadas da Madeira remonta à década de 90 do século XX e foi alvo de nova reflexão e investigação com o objetivo de conseguir que este bem seja finalmente reconhecido como património Mundial.

Fontes: UNESCO, Jornal Sol


bottom of page