top of page

No tempo dos Dinossáuros


"Los yacimientos con huellas de dinosaurios son lugares de excepcional interés geológico y paleontológico y tienen valor universal desde el punto de vista científico, didáctico y patrimonial" Comissão Nacional portuguesa da UNESCO.

Da Candidatura Icnitos de Dinossáurios da Península Ibérica, são três os locais em Portugal que fazem parte da mesma: Pedreira do Galinha (em Torres Novas), Pedra de Mua (Cabo Espichel, Sesimbra) e Vale de Meios (Santarém). De Espanha, incluem-se mais oito jazidas.

As três jazidas têm pegadas (icnitos) de dinossáurios que existiram no período Jurássico (entre 200 e 145 milhões de anos atrás). Estes locais representam uma evolução no conhecimento nas áreas da paleobiologia e da paleoecologia dos saurópodes e dos terópodes (grupos de dinossauros), uma vez que permitem o estudo de detalhes da anatomia dos membros dos dinossauros e, por conseguinte, perceber a sua locomoção e até o seu comportamento social. Também o estudo das rochas onde as pegadas estão conservadas é importante, na medida em que se acrescenta informação sobre o ambiente em que viviam.

Fontes: Diário de Notícias, Soitu.es, Museu Nacional de História Natural


bottom of page