top of page

Outrora fortalezas de guerra, hoje monumentos para o turismo


"Exemplares únicos da arquitetura militar dos séculos XVII e XVIII, a par do valor intangível da Paz e do relacionamento entre os Povos". Candidatura Fortalezas Abaluartadas da Raia

Fortificação abaluartada é um tipo de fortificação desenvolvido com o objetivo de fazer face à nova artilharia com capacidade de facilmente destruir os antigos castelos medievais. Numa fase inicial, tendo em conta o elevado número construções militares medievais, optou-se por uma adaptação das mesmas. No entanto, com o desenvolvimento técnico e contínuo da artilharia foi necessária uma maior reflexão sobre o tipo de construção e características que seriam capazes de resistir.

Elvas é a cidade com o maior conjunto fortificado do mundo e, por isso, classificadas como Património Mundial da Humanidade, desde 2012.

Este município conjuntamente com Almeida, Marvão e Valença estão a empreender a candidatura das Fortalezas Abaluartadas da Raia Luso-Espanhola: um sistema raiano defensivo que descreve uma das linhas de fronteira mais antigas do mundo.

Trata-se de uma candidatura com carácter internacional e uma candidatura em aberto no sentido em que, posteriormente, poderá incluir outras fortalezas abaluartadas de Espanha.

Fontes: E-cultura, Opção Turismo


bottom of page