top of page

Lançamento das atas do Debate "MNAA Século XXI. Modelos de gestão, financiamento e recursos hum


No ano passado, no dia 13 de Outubro, o Museu Nacional de Arte Antiga acolheu o debate "MNAA Século XXI - Modelos de gestão, financiamento e recursos humanos nos museus da Europa". O evento teve como objetivo refletir sobre as práticas de gestão, financiamento e recursos humanos nas instituições museológicas europeias. Participaram no debate Michel Polfer (diretor do Museu Nacional de História e de Arte do Luxemburgo) e Marta García Maruri (subdiretora do Museu de Belas Artes de Bilbao) partilhando com os profissionais e público em geral a realidade e experiências dos museus onde trabalham. Participaram ainda outros profissionais da área da museologia, nomeadamente, dos museus reais de Turim, do Rainha Sofia e do Prado, de Madrid

A comunicação de António Filipe Pimentel (diretor do MNAA) intitulada "O estudo 'MNAA 2020': projetando o século XXI" incidiu sobre o estudo encomendado pela DGPC, em 2013, e concluído em 2015: para além de uma reflexão sobre o modelo de gestão atual, foi desenhada uma nova proposta para o MNAA na qual, se implementada, o museu ficaria na posse de instrumentos de gestão administrativa, financeira e de recursos humanos.

No próximo dia 16 de Novembro, no MNAA, pelas 18h00, decorrerá a apresentação das atas do debate, onde estarão presentes Duarte Azinheira, José Blanco, Manuel Bairrão Oleiro, Raquel Henriques da Silva e Simonetta Luz Afonso, para além do próprio António Filipe Pimentel.


bottom of page