Buscar

Noite Europeia dos Investigadores


"A Noite Europeia dos Investigadores — European Researchers’ Night — é uma iniciativa lançada em 2005, atualmente bianual, financiada pela Comissão Europeia, no âmbito das Ações Marie Curie, com o objetivo de celebrar a Ciência e de aproximar investigadores e cidadãos.

Esta iniciativa que procura quebrar as barreiras que separam a Ciência dos cidadãos e desmistificar a imagem distante que o cidadão tem do cientista, é uma oportunidade para divulgar o trabalho de grande qualidade e inovação desenvolvido pelos investigadores portugueses, bem como para realçar a importância de uma comunicação eficiente entre centros de investigação e a sociedade civil.

A Noite Europeia dos Investigadores traduz-se numa série de atividades que decorrem durante todo o ano e que culminam numa noite de festa e celebração da Ciência, com lugar em várias cidades europeias na última sexta-feira de setembro.

`Ciência na cidade’ é o tema da Noite Europeia dos Investigadores do biénio 2018-2019, o qual pretende aproximar investigadores e sociedade em atividades preparatórias e durante as noites da última sexta-feira de setembro. A temática procura responder às principais preocupações das comunidades urbanas relacionadas com as alterações globais previstas para as próximas décadas, destacando a relevância da ciência para assegurar a qualidade de vida nas cidades do futuro e a preservação do património cultural como fator essencial à sustentabilidade.

O consórcio deste projeto, coordenado pela Universidade de Lisboa através do MUHNAC-ULisboa, conta ainda com a Escola de Ciências da Universidade do Minho, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, a Universidade de Évora e o Instituto Universitário de Lisboa para o desenvolvimento das atividades em Lisboa, Braga e Évora. A Escola Superior de Turismo e Hotelaria do Estoril é também parceira, contribuindo para a abordagem da preservação do património cultural, disseminando a Dieta Mediterrânica, assim como a Câmara Municipal de Lisboa que garantirá o envolvimento de diversos públicos e intervenientes da sociedade civil na cidade de Lisboa."

Consulte o programa completo no site oficial.

#NEI

BIENAL AR&PA 2019

OPINIÃO

1/16

Conteúdos redigidos de acordo com a antiga ortografia, excepto no caso de artigos de autor, nos quais este/a é livre de optar.