top of page

Museu de Angra do Heroísmo promove "Domingos com Música"


A Direcção Regional da Cultura dos Açores, através do Museu de Angra do Heroísmo, inicia no próximo domingo, dia 1 de Julho, pelas 11h00, o programa de concertos gratuitos "Domingos com Música, que irá decorrer todos os domingos, entre Julho e Setembro, no coro da Igreja de Nossa Senhora da Guia.

Esta é a segunda edição deste programa, iniciado em 2017 e protagonizado pelo organista residente no Museu de Angra do Heroísmo, Gustaaf van Manen, que executará um conjunto de peças de compositores dos séculos XVII e XVIII no órgão histórico existente naquele templo.

Este programa de concertos pretende dar a conhecer as sonoridades únicas daquele órgão, construído, em 1788, por António Xavier Machado e Cerveira, o mais conceituado organeiro português de todos os tempos, que produziu mais de uma centena de instrumentos deste género. Este órgão, que ostenta o n.º 22, é um dos instrumentos mais antigos saído das suas mãos, obedecendo a regras de construção muito próprias da escola de organaria portuguesa do século XVIII, que caraterizam o órgão português e que permitem distingui-lo dos construídos por outras escolas.

bottom of page