Buscar

Ammaia Festum - O Renascer de uma Cidade Romana


O Município e a Fundação Cidade de Ammaia promovem, dias 24 e 25 de Junho, o primeiro "Ammaia Festum - O Renascer de uma Cidade Romana", com o intuito de dinamizar, divulgar e valorizar o património histórico-cultural, material e imaterial, do Concelho de Marvão.

Esta animação histórica na Cidade Romana de Ammaia, classificada como Monumento Nacional desde 1949, alia Património e Cultura, numa estratégia integrada e diferenciadora, com o intuito de potenciar o crescimento do sector turístico e incrementar o número de visitantes.

O Ammaia Festum é apresentado, dia 24 de Junho (sábado), às 15h00, junto à Via Romana/Medieval, na Portagem. Duas horas depois, já nas ruínas da Cidade Romana, em São Salvador da Aramenha, arranca o evento, com um Mercado de Rua, Espectáculos de Recriação Histórica, Música, Dança, Comédia, Figuras Mitológicas e Lutas de Gladiadores.

Às 20h00 tem início o Banquete Romano (porco assado no espeto e vinho da talha), oferecido a todos os visitantes que, ao longo da noite, poderão ainda assistir ao teatro de recriação histórica dos cultos a divindades da época: Culto a Ocrimira e à Diva Augusta, ao espectáculo - Pigmaleão (escultor que se apaixonou por uma estátua que esculpira ao tentar reproduzir a mulher ideal), ao documentário sobre a reconstituição da Cidade Romana de AMMAIA (vídeo Radio-Past) e ao concerto do Grupo Albaluna.

No domingo, dia 25, o evento começa às 15h00, com um Mercado de Rua, Espectáculos de Recriação Histórica, Música, Dança, Comédia, Figuras Mitológicas e Lutas de Gladiadores, tendo, como ponto alto, a visita guiada ao Museu e Ruínas, com momentos de recriação do quotidiano da Cidade Romana, o “Modus Vivendi Ammaiensis”.

O primeiro Ammaia Festum conta com a participação dos grupos de recriação histórica: Décadas de Sonho, LVSITANIA ROMANA e LVPORVM CELTIBERIAE.

Mais informações aqui.

#HISTÓRIA #HISTÓRIAANTIGA #TEATRO #MÚSICA #DANÇA #EVENTOS #BANQUETE #ESPECTÁCULOS #PATRIMÓNIO #CULTURA #DOCUMENTÁRIO

BIENAL AR&PA 2019

OPINIÃO

1/16

Conteúdos redigidos de acordo com a antiga ortografia, excepto no caso de artigos de autor, nos quais este/a é livre de optar.