top of page

Semana Acesso Cultura 2018


A 5ª edição da Semana Acesso Cultura realiza-se entre os dias 18 e 24 de Junho de 2018. Uma semana para reflectir em torno do que é o acesso à cultura e criar uma maior consciência em relação à missão e objectivos da Acesso Cultura.

18 Jun | 18h | Fundação Calouste Gulbenkian (aud.3), Lisboa

Além do Físico: Barreiras à participação Cultural

A semana abre com a apresentação do relatório das jornadas realizadas em 2017 com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian. Quisemos criar um registo daquele que foi o nosso périplo por todas as comunidades intermunicipais do país. Brígida Alves (programadora cultural na Câmara Municipal de Sever do Vouga) e Vítor Belanciano (jornalista, crítico) estarão connosco para conversarmos sobre as nossas aprendizagens, inquietações, ideias para o futuro. A entrada é livre, sujeita à lotação da sala.

19 Jun | 18h30 | Évora, Funchal, Lisboa, Loulé, Porto, VN Famalicão

Acessibilidade: O que impede as boas práticas?

No terceiro debate do ano, queremos conversar sobre as leis e sobre as boas práticas. Sobre o que somos e não somos obrigados de fazer, mas que sabemos que vai melhorar as condições de acesso à participação cultural. Ambas - as leis e as boas práticas - são muitas vezes ignoradas. Porquê? Quais as barreiras? Como podemos superá-las? Estaremos em seis cidades e a entrada será livre, sujeita à lotação das salas.

20 Jun | 18h30 | Casa Fernando Pessoa, Lisboa

Cerimónia de entrega do Prémio Acesso Cultura 2018

Este ano recebemos 27 candidaturas e temos 24 candidatos na lista final. Agradecemos ao júri (Cecília Folgado, Diana Bastos Niepce, Francisca Carneiro Fernandes) toda a colaboração e empenho. E agradecemos novamente ao artista plástico Xana a criação do nosso troféu. Juntem-se a nós para darmos os parabéns aos premiados e a todos os candidatos.

18 a 24 de Junho

Portas Abertas

Quem trabalha nos bastidores das organizações culturais? E o que é que faz? Novamente este ano, várias entidades responderam ao nosso convite e abrem as suas portas para nos levarem aos lugares onde o público normalmente não entra. Neste momento, temos propostas em Lisboa, Maia, Matosinhos, Ovar, Porto, Santa Maria da Feira, Sines, Sintra, Vila Franca de Xira e Vila Nova de Famalicão.

Mais informações aqui.

bottom of page