top of page

Ciclo de homenagem a Paulo Varela Gomes


Terá lugar hoje, dia 28 de Maio, a primeira sessão do Ciclo de Conferências em homenagem a Paulo Varela Gomes (1952-2016), que se realiza no Colégio do Bom Sucesso, em Belém, Lisboa, às 18h30, com organização da Associação Portuguesa de Historiadores da Arte (APHA).

Paulo Varela Gomes nasceu em Lisboa, a 28 de Outubro de 1952, e faleceu em Podentes, concelho de Penela, a 30 de Abril de 2016, depois de uma prestigiada carreira como professor universitário, historiador de arte e de arquitectura, crítico e escritor. Colaborou regularmente com jornais e revistas, da especialidade e generalistas, tendo-se tornado conhecido do grande público também pela apresentação do documentário televisivo O Mundo de Cá, de que foi co-autor, sobre a presença portuguesa no Oriente. Este ciclo de conferências dedicadas ao seu legado académico, crítico, historiográfico e literário, consiste em quatro sessões públicas sobre alguns temas essenciais do trabalho do homenageado: a História da Arquitectura, o Oriente, a Pintura e a Literatura. Cada sessão contará com um moderador e um painel, composto por figuras do meio universitário, museológico, literário e editorial, que irão testemunhar e salientar os principais contributos trazidos por Paulo Varela Gomes para as várias áreas disciplinares.

Estarão presentes João Vieira Caldas, Joaquim Rodrigues dos Santos, Maria João Pereira Coutinho, Miguel Soromenho, Paulo Pereira, Vítor Serrão.

A entrada é livre, sujeita à capacidade da sala.

bottom of page