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Estudos de Público do Museu Nacional do Azulejo


A Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC) e o Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL) do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) apresentam, hoje, dia 10 de Maio de 2018, às 18h00, os Resultados do Estudo de Públicos de Museus Nacionais relativos aos Públicos do Museu Nacional do Azulejo.

Este estudo contou com o apoio mecenático da Fundação Millennium bcp e da ONI.

Os resultados agora apresentados respondem de forma detalhada à caraterização dos públicos do Museu Nacional do Azulejo: quem visita o museu? Qual a relação com o museu? Com quem visita? Qual a duração e as motivações da visita? Como se informaram sobre a visita? Que avaliações fazem do museu e da exposição? Quais as motivações, práticas culturais e frequência de visita a museus? Aos dados quantitativos acrescem as opiniões e sugestões que os visitantes deixaram no final da visita ao museu, uma abordagem qualitativa que constitui um dos contributos mais inovadores do estudo.

Este é um projecto estruturante e inovador na área dos estudos de públicos de museus em Portugal, sendo o primeiro Estudo de Públicos de Museus Nacionais realizado no país que compreende uma amostra representativa (mais de 13.000 questionários validados), alargado no tempo (12 meses de recolha de informação) e com diversos museus abrangidos (14 museus nacionais), sendo este o primeiro museu dos 14 analisados nesta investigação.

Pretende-se que os resultados exaustivos do EPMN e a consequente caracterização aprofundada dos públicos dos restantes 13 museus nacionais participantes no estudo venham a ser divulgados ao longo do 2º semestre do ano de 2018 e do 1º semestre de 2019.

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