top of page

Museu Vista Alegre inaugura duas novas exposições temporárias


No próximo dia 5 de Maio, o Museu Vista Alegre, em Ílhavo, inaugura as exposições temporárias "Plate it Please!", uma exposição ILUSTRARTE – Bienal Internacional de Ilustração para a Infância, com curadoria de Ju Godinho e Eduardo Filipe e "Ilustração à vista de todos", com curadoria de Adélia Carvalho.

"Plate it Please!" é uma exposição colectiva de imagens dos melhores ilustradores, oriundos dos quatro cantos do mundo. De uma grande variedade de estilos, temas, técnicas e backgrounds culturais, as obras expostas possuem um denominador comum: o potencial para serem transpostas para porcelana. A mostra vem dar continuidade à parceria entre a Ilustrarte e o Museu Vista Alegre, que anualmente se materializa em porcelana na colecção 2i – Ilustradores Internacionais.

"Ilustração à Vista de Todos" surge no âmbito do projecto da Vista Alegre 1+1=1, que consiste em convidar um escritor, um realizador, um compositor, um cineasta ou outro autor, que numa primeira fase seleccionam uma das suas obras mais representativas e posteriormente escolhem um pintor ou ilustrador para, em conjunto, definirem a representação gráfica numa peça do acervo da vista Alegre. Nesta exposição os visitantes irão ter a oportunidade de perceber algumas fases desse processo criativo. É apresentada a abordagem que cada artista fez em diferentes suportes, visualizando diversas imagens. Segue-se uma fase prática, composta pelos estudos e esboços de possíveis ilustrações na peça de porcelana até à realização da ilustração final no suporte escolhido. As exposições estarão patentes até 31 de Agosto de 2018.

bottom of page