top of page

Galeria Municipal do Porto recebe a exposição “Germinal”


A Galeria Municipal do Porto abriu a sua temporada 2018 com a exposição "Germinal - O núcleo Cabrita Reis na Colecção de Arte Fundação EDP", organizada em colaboração com o Museu de Arte Arquitectura e Tecnologia (MAAT).

A mostra resulta da aquisição, em 2015, da Colecção Cabrita Reis pela Fundação EDP, e integra diversas obras de fases iniciais de carreira de vários artistas hoje conceituados em Portugal, resultante dos contactos directos que Cabrita Reis estabelecia e do seu interesse particular pelo trabalho de gerações mais jovens.

"Germinal" integra 50 obras espalhadas pelos dois pisos da Galeria Municipal do Porto, o que a torna a maior exposição já realizada a partir desta colecção e traça uma ampla representação da “Geração de 90”, do século XX, mas também apresenta ao público obras de artistas de gerações anteriores e posteriores, que demonstram o olhar de um coleccionador atento. São quatro núcleos temáticos que permitem ao público reflectir sobre o percurso dos artistas ao longo dos anos: "O sujeito em fractura"; "Ao encontro do Outro"; "O predomínio da tecnologia" e "A herança das imagens".

Com curadoria de Pedro Gadanho e Ana Anacleto, a mostra tem entrada livre e estará patente até 20 de Maio, integrando obras de 33 artistas portugueses, entre os quais Jorge Queiroz, Joana Vasconcelos, João Louro, Carlos Bunga, João Pedro Vale, Vasco Araújo, Nuno Cera, Rui Toscano ou Noé Sendas.

Em Junho ruma a Lisboa, numa versão ligeiramente alargada, que ocupará as duas grandes galerias da Central da Fundação EDP.

bottom of page