Buscar

"Roteiro da Arquitectura Moderna - Tomar 1930-1965"


No próximo dia 2 de Março é inaugurada, na Casa dos Cubos, em Tomar, a Exposição "Roteiro da Arquitectura Moderna - Tomar 1930-1965", resultante de uma parceria entre a Câmara Municipal de Tomar, Ordem dos Arquitectos e o Instituto Politécnico de Tomar.

A exposição, que estará patente até 29 de Abril deste ano, resultou de um estudo sobre obras de arquitectura moderna em Tomar, correspondente ao período cronologicamente balizado entre 1930 e 1965. A leitura dos objectos produzidos durante este intervalo teve em conta a sua filiação construtiva e formal, permitindo assim uma clarificação do âmbito e periodização pretendida, bem como dos mecanismos de produção subjacentes às obras.

O projecto firma-se no compromisso de analisar os edifícios sob uma perspectiva multifacetada, associando à dimensão formal e estética, os aspectos técnicos e tecnológicos – função, construção e produção - evidenciando, assim, a aliança entre arte e tecnologia que a arquitectura moderna sempre invocou. Na mostra que se propõe incluíram-se edifícios públicos – Colégio Nuno Alvares, Tribunal da Comarca, Piscina Vasco Jacob, Quartel de Bombeiros- e de arquitectura doméstica, entre os quais se incluem moradias e prédios de habitação plurifamiliar. Os textos de enquadramento, formulados para cada um dos edifícios, são acompanhados de fotografias, actuais e de arquivo, bem como de documentos provenientes do Arquivo Municipal de Tomar e que correspondem a peças técnicas, desenhos e elementos escritos, incluídos nos processos de obra dos edifícios selecionados e em acervo de particulares.

Link: PAPELPAREDE - Objecto Urbano em Espaço Rural

#EXPOSIÇÃO #ARQUITECTURA

BIENAL AR&PA 2019

OPINIÃO

1/16

Conteúdos redigidos de acordo com a antiga ortografia, excepto no caso de artigos de autor, nos quais este/a é livre de optar.