top of page

Conheça o Festival APROXIMA-TE! 2017 no CCB de 23 a 26 de Novembro


De 23 a 26 de Novembro de 2017, decorrerá no Centro Cultural de Belém, em Lisboa a segunda edição do Festival APROXIMA-TE! 2017 – Semana da Educação Patrimonial, um evento pioneiro direccionado a famílias, educadores, escolas, professores e entidades promotoras de serviços educativos e actividades de enriquecimento cultural.

Projecto há muito acalentado pela Spira - revitalização patrimonial, empresa promotora da Feira do Património (agora já Bienal Ibérica de Património Cultural) entre outras iniciativas relevantes na dinamização do sector do património cultural em Portugal, o Festival APROXIMA-TE! Pretende, nesta segunda edição, confirmar-se como o palco por excelência da celebração e da discussão crítica e construtiva sobre as matérias da aproximação das crianças, jovens e Famílias ao património do nosso país.

Com o intuito de se afirmar como evento anual forte que colmate a lacuna existente em Portugal relativamente à agregação da oferta existente no campo da educação patrimonial e artística, o Festival APROXIMA-TE! apresenta uma Mostra de Projectos Educativos, juntando, num só espaço, necessidades efectivas das escolas e dos educadores relativamente a informação sobre a oferta educativa existente nesta área; uma Conferência de Educação Patrimonial que pretende promover o debate científico e técnico sobre esta material, criando um espaço de discussão que contribua para a reflexão e a acção estratégica sobre o campo da educação patrimonial; e, ainda, uma vasta Programação Cultural que celebre as melhores experiências existentes neste campo específico, criando num momento de usufruto do património, de experimentação, de descoberta, de gozo e de entretenimento por parte das famílias e dos miúdos.

Assim, O Festival APROXIMA-TE! propõe trazer sons, expressões e toques ao usufruto do património e da cultura, apresentando um património “fixe de ser curtido”, que os miúdos inequivocamente abracem, mostrando-lhes que também aqui se podem divertir.

A segunda edição do evento decorre de uma parceria estratégica entre a Spira, a Associação Mundo Património, a Câmara Municipal de Lisboa (Direcção de Cultura e Direcção de Educação), a DGPC e conta com o apoio do CCB.


bottom of page