top of page

O Observatório do Património


Com o intuito de contribuir para a valorização do património cultural e como resposta a um contexto informativo marcado pela escassez de informação, a Conservation Practice criou um novo projecto de informação estatística especializado no património cultural: o Observatório do Património.

O Observatório do Património pretende constituir uma ferramenta de referência para o sector patrimonial, disponibilizando informação quantitativa de interesse público, sustentada numa rigorosa análise, tratamento e apresentação dos indicadores estatísticos. A informação presente na base de dados destina-se a caracterizar e monitorizar o universo patrimonial nacional, englobando indicadores sobre políticas patrimoniais, financiamento, estudos de público, diversidade e qualidade das ofertas culturais, comunicação, entre outros.

O projecto tem o objectivo de oferecer uma perspectiva única sobre o sector, sustentada pela compreensão das suas dinâmicas funcionais, pelo acesso a informação privilegiada, pela extrapolação de novas tendências no mercado, pela abordagem a temáticas inovadoras e pelo entendimento das relações cada vez mais complexas entre o património cultural e os fenómenos exógenos, de onde se destaca o turismo.

Desta forma, o Observatório do Património propõe colmatar um contexto adverso e uma importante lacuna no mercado, pautada pela falta de informação, transparência e pela considerável dispersão de fontes.

A iniciativa representa um universo de possibilidades, pela sua capacidade em monitorizar o amplo universo de atracções culturais presentes em território nacional e pelo seu valor público, pretendendo-se que esta plataforma constitua uma ferramenta útil para vários públicos (público geral, profissionais, entidades culturais e decisores políticos).

O Observatório do Património encontra-se a ultimar o lançamento da sua publicação anual O Património em Números 2016 – Indicadores estatísticos sobre o Património Cultural em Portugal, que será apresentado na AR&PA, a Bienal Ibérica de Património Cultural, a decorrer entre os dias 13 a 15 de Outubro em Amarante.


bottom of page