OCUBO é uma referência nacional e internacional nas áreas de video mapping e projeções interativas. Foi pioneiro no video mapping, e continua a ser uma área onde aposta, tendo projetos artísticos desta natureza, com grande impacto junto do público. No entanto, OCUBO tem vindo a criar instalações, espetáculos e eventos cada vez mais ambiciosos, recorrendo a todo o tipo de técnica de multimédia, com vista sempre a trazer algo de novo e inesperado ao público e aos seus clientes/parceiros. Tem uma oferta muito completa, desde a criação multimédia, produção de filmes, produção de som, interatividade, conceção e produção de eventos. A qualidade dos conteúdos e qualidade técnica dos seus trabalhos tem sido reconhecida pelos clientes e público, o que tem motivado OCUBO ainda mais a manter um nível de qualidade acima da média. Tem clientes transversais, da cultura ao corporate, e embora seja muito ativo no campo cultural, tem projetos igualmente criativos no corporate.
Em Portugal, OCUBO levou uma multidão ao Terreiro do Paço, com o espetáculo “Arco de Luz” e ainda no mesmo local realizou outros grandes projetos como, “A Primavera é linda” e “O Fabuloso desejo de Natal”. Ainda em Portugal, criou outros espetáculos dos quais se orgulha muito devido à sua grandiosidade, como o “Universalis” no Mosteiro de Alcobaça, um video mapping 360º no interior do Mosteiro e o “725º aniversário da Universidade de Coimbra”.
Na área corporate evidencia o video mapping que ocorreu em 4 cidades portuguesas em simultâneo e que serviu de complemento à campanha de comunicação da Fibra Vodafone. Neste momento decorre a convite da SIC, para comemorar os 25 anos da sua existência, uma tourné de espetáculos multimédia que levou OCUBO a criar, produzir e exibir um video mapping comemorativo e adaptá-lo a 18 capitais de distrito de Portugal Continental, numa ação non-stop pelo país inteiro, que se iniciou de Junho e termina a Outubro deste 2017.
OCUBO fundou e organiza todos os anos em Cascais, o Lumina Festival de Luz, um evento único em Portugal que recria o espaço urbano da vila com espetáculos de luz e cor, projeções multimédia e instalações interativas. O festival que atraiu, nas últimas edições mais de 400 mil pessoas, recebeu o Prémio de Melhor Evento Cultural 2013 da Gala dos Eventos e foi considerado pelo The Guardian um dos 10 melhores festivais de luz da Europa.
Com projetos em quase todos os continentes, destaca a nível internacional o espetáculo “Open Your Eyes” exibido na Austrália, com a participação de Pitcha Making Fellaz, um grupo de artistas aborígene australiano. Em Singapura, o ateliê levou um conceito novo de video mapping interativo, “The Light Of Merlion”, que permitiu que os espectadores interviessem num símbolo da cidade, pintando-a de luz e cor. Este espetáculo mereceu o foco dos media de Singapura, que o abordou na primeira página do Singapura Times. Em Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos, projetou um grande espetáculo 3D estereoscópico no edifício do City Hall University. Projetos como o “Circo de Luz”, dado o seu sucesso, foi adaptado para outros países como o Reino Unido, Emirados Árabes Unidos, Letónia e Austrália.
OCUBO está constantemente a inovar e de entre muitas outras tecnologias, está a fazer uma aposta na área da realidade virtual. Desenvolveu para a Renault um conjunto de experiências multimédia imersivas, que complementaram a campanha de lançamento do monovolume Grand Scenic. Uma das experiências assentava na realidade virtual, com conteúdos originais, uma ação de engagement para toda a família.
No que toca à inovação, OCUBO está atento e acompanha as tecnologias de ponta, para poder complementar a sua oferta e abarcar o maior número de soluções multimédia possível, que tornem os seus projetos cada vez mais surpreendentes.
* O texto foi escrito de acordo com o Novo Acordo Ortográfico.