top of page

Museu Marítimo de Ílhavo marca presença no APROXIMA-TE!


O Museu Marítimo de Ílhavo (MMI) é um museu singular. A sua missão consiste em preservar a memória do trabalho no mar e promover a cultura e a identidade marítima dos portugueses. A pesca do bacalhau nos mares da Terra Nova e Gronelândia, as fainas da Ria e a diáspora dos Ílhavos ao longo do litoral português são as suas referências patrimoniais. A cada um dos temas corresponde uma exposição permanente que oferece ao visitante a possibilidade de reencontrar inúmeros vestígios de um passado recente. Entrar a bordo de uma réplica de um navio bacalhoeiro do início do século XX usado na pesca com dóris de um só homem, conhecer as embarcações tradicionais da Ria ou parte da vasta colecção de conchas, assim como visitar a sala dos mares e a sala de arte, são algumas das possibilidades dadas a quem visita este Museu.

Inserido no seu percurso expositivo, o Aquário de Bacalhaus completa o discurso histórico e memorial da Faina Maior. Nele habitam exemplares da espécie gadus morhua, o bacalhau do Atlântico, considerado “o nosso bacalhau”, pescado e consumido por portugueses há vários séculos.

No âmbito do festival “APROXIMA-TE”, o MARE propõe actividades na mostra expositiva:

O Navio-Museu Santo André é um pólo do MMI. Construído na Holanda em 1948, este arrastão lateral (ou “clássico”), fez parte da frota bacalhoeira portuguesa até aos anos 90. Transformado em navio-museu desde 2001, encontra-se ancorado no Jardim Oudinot, na Gafanha da Nazaré, Município de Ílhavo. Visitar este navio é ter a possibilidade de experienciar a vida a bordo de uma antiga embarcação da pesca do bacalhau com redes de arrasto. Desde a proa à popa, o visitante percorre espaços tão diversos como o parque de pesca, os porões de salga e de congelados, a cozinha, a câmara dos oficiais e a ponte de comando. A visita termina no exterior, com uma vista privilegiada sobre a Ria e sua barra.

O Serviço Educativo do MMI tem como objectivos promover os patrimónios marítimos, a história local e as culturas marítimas, dar a conhecer a memória da pesca do bacalhau e das fainas agro-marítimas, e sensibilizar para as questões ambientais. Estes temas são explorados através de visitas temáticas às exposições temporárias e permanentes, assim como ao Aquário de bacalhaus e ao Navio-Museu.

A oferta educativa para as escolas é adaptada aos vários ciclos de ensino e respectivas faixas etárias. Numa ligação entre os patrimónios do Museu e as metas curriculares estabelecidas, o serviço educativo propõe visitas temáticas que exploram as diversas exposições, Aquário e Navio-Museu. Oficinas criativas, visitas-jogo, visitas com histórias ou mais técnicas, são algumas das propostas para crianças e jovens.

Em dias comemorativos, aos fins de semana ou durante as férias escolares, o Museu Marítimo de Ílhavo convida as famílias a descobrir o museu através de diferentes estratégias, propondo jogos, oficinas, visitas especiais ou espectáculos que integram a programação educativa da instituição, unindo pais, filhos e avós.

Visitar o Museu Marítimo de Ílhavo e o seu pólo Navio-Museu Santo André é embarcar numa aventura dos sentidos!

Saiba tudo sobre o Festival APROXIMA-TE! www.aproxima-te.com.

bottom of page