top of page

Actividades MARE no APROXIMA-TE!


O Homem está intimamente ligado ao oceano. Compreender e apreciar a importância do seu papel nas nossas vidas e valorizá-lo como património natural e cultural é um dos grandes objectivos da literacia do oceano. Portugal é reconhecido como um país com um património marítimo-cultural dos mais ricos do mundo, sendo por isso fácil de compreender que a sua preservação e projecção constituam um elo-chave na valorização da ligação ao oceano.

Paralelamente, as alterações globais, rápidas e de grande amplitude, que afectam todo o planeta e em particular os oceanos, vislumbram impactos relevantes na sociedade, requerendo mais e melhor conhecimento sobre os assuntos do mar para a tomada de decisões informadas. O aumento da literacia do oceano é, por isso, fundamental para assegurar a participação efectiva de todos na concretização das oportunidades que o mar nos oferece.

No âmbito de um dos seus objectivos estratégicos, promover a literacia do Oceano contribuindo para uma “Sociedade Azul” participativa, o MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, desenvolve diversas atividades de sensibilização ambiental junto da comunidade escolar e do público em geral, nomeadamente através do seu programa educativo “O MARE vai à escola”, estando empenhado em promover o diálogo entre os investigadores e a sociedade.

No âmbito do festival “APROXIMA-TE”, o MARE propõe actividades na mostra expositiva:

“Olhó Peixe Fresquinho”: Através de uma banca de peixe simulada, os investigadores do MARE darão a conhecer as vertentes biológica, cultural e social dos mercados, com especial ênfase para os recursos marinhos que neles se comercializam, destacando as boas práticas aplicadas à exploração, conservação e gestão sustentável dos mesmos. Os visitantes terão ainda a oportunidade de testar os conhecimentos adquiridos, através dum jogo.

"O Oceano é uma grande casa”: Os visitantes vão poder testar os seus conhecimentos acerca da biodiversidade marinha, podendo simultaneamente satisfazer a sua curiosidade acerca de muitas espécies que habitam os nossos mares.

“Ser biólogo marinho”: Para que fiquem a conhecer melhor o papel dos biólogos marinhos, a importância dos estudos por eles desenvolvidos e de que modo os resultados dos mesmos podem estar directamente relacionados com os recursos que consomem, os visitantes terão a oportunidade de experimentar o trabalho destes cientistas. Espreitando por microscópios e lupas e à conversa com os biólogos, vão conseguir perceber como se sabe a idade dum peixe, como se identifica o sexo destes animais e de que modo estas respostas são fundamentais para a ciência e para a sociedade.

Saiba tudo sobre o Festival APROXIMA-TE! www.aproxima-te.com.

bottom of page