top of page

Natália Correia Guedes: O património do lado da Cultura (IPPC, 1979-84)


Foi com grande abertura que Natália Correia Guedes acedeu ao convite da patrimonio.pt para ser a primeira numa série de entrevistas aos vários presidentes das instituições com a tutela patrimonial em Portugal. Mais de trinta anos após a sua passagem pelos destinos do IPPC, demonstra um continuado interesse pelos assuntos do património, dos museus, das bibliotecas e dos arquivos. Assertiva nas suas convicções e orgulhosa do trabalho levado a cabo aquando da fundação do IPPC, revelou-se porém céptica em relação ao actual curso da gestão patrimonial e particularmente apreensiva com o desperdício de recursos humanos que se verifica actualmente neste sector.

São mais de 2 horas de conversa, aqui sintetizadas em cerca de 25 minutos, em três partes:

Parte I: O nascimento

Parte II: Au fur et à mesure

Parte III: A governação da Cultura Veja ainda a opinião de Natália Correia Guedes em relação à sede da Cultura ser no Palácio da Ajuda e o seu testemunho sobre a condução da XVII de 1983.

Ciclo "Presidentes do Património" Após o aparecimento do Instituto Português do Património Cultural (IPPC) em 1980, a primeira instituição com a tutela do património cultural em Portugal após 1974, o sector patrimonial conheceu um significativo desenvolvimento em vários campos, mas continua a ser difícil compreender a linha condutora das políticas patrimoniais nacionais dos últimos trinta anos. As sucessivas alterações orgânicas (IPPC, IPPAR, IGESPAR, DGPC…), os sucessivos desmembramentos sectoriais (IPA, IPM…) e sucessivas presidências, nem sempre coincidentes nas suas prioridades, trouxeram-nos um passado recente, pouco claro e que importa conhecer melhor. Foi neste sentido que a patrimonio.pt decidiu promover um conjunto inédito de entrevistas filmadas aos principais intervenientes neste processo, os sucessivos presidentes da instituição da tutela patrimonial, entre 1980 e a actualidade. Natália Correira Guedes é a nossa primeira entrevistada.

Filme 1 I Parte: O nascimento (00:00-09:34) II Parte: Au fur et à mesure (09:35-12:39)

(Para uma contextualização dos antecedentes do surgimento do IPPC, veja os documentários produzidos pela DGPC por ocasião da Exposição 100 Anos de Património, disponíveis na rubrica Com Credenciais da patrimonio.pt.)

Filme 2 II parte (cont).: Au fur et à mesure (00:00-03:06) III parte: A governação da Cultura (03:07-14:36)

Filme 3 Sobre a sede da Cultura ser no Palácio da Ajuda

Filme 4 Sobre a XVII Exposição Europeia de Arte, Ciência e Cultura (1983)

SOM DA ENTREVISTA Tema: "Life i" Autor: Claudio Nuñez Link: http://freemusicarchive.org/music/Claudio_Nuez/

bottom of page