Buscar

Primeiro Editorial

Atualizado: 13 de Set de 2019


O lançamento de qualquer projecto, pessoal ou profissional, é sempre um momento importante e marcante nas nossas vidas. Neste caso, são ambas as coisas, porque a área em que desenvolvemos a nossa profissão é simultaneamente uma paixão que nos envolve e à qual dedicamos muitas mais horas para além daquelas do expediente normal.

É assim que vemos a património.pt: uma vocação e um desafio. A ideia de lançar uma ‘revista’ online na área do património cultural é ambiciosa, reconhecemos, porque este é um campo vasto de saber e de memórias. Cobrir diferentes frentes, diversos territórios, e agradar a todos é sempre difícil, mas não queremos deixar ninguém de fora. E por isso o nosso lema: Para todos nós. Trata-se de um projecto inclusivo, que parte da vontade de criar valor e acrescentar informação e debate de ideias ao sector, de forma criativa, séria e,sempre que possível, de forma inovadora. Apostámos num conjunto de colunistas que conhecemos pessoalmente e respeitamos profissionalmente: um grupo de especialistas de várias valências e campos patrimoniais que traz a sua experiência para o projecto, enriquecendo e dinamizando a sua pluralidade: do património construído ao imaterial, da animação territorial à dinamização cultural, do turismo aos projectos pedagógicos, das obras aos conceitos, do sector público aos privados. É gente que está ‘Por dentro’ e que nos ajudará a conhecer melhor o nosso ‘mundo’. Encorajamos também a divulgação de projectos de incidência regional, trazendo para a luz da ribalta aquelas ideias menos divulgadas, mas com muito valor e empenho de profissionais menos conhecidos. E quem são as pessoas do meio, quem está por detrás dos projectos ou das instituições, o que pensam e o que fazem? E aqueles, mais novos, que ainda não têm experiência, mas já têm formação e vontade de contribuir? Queremos dar-lhes voz e incentivar a sua participação, bom como a de outros, de fora, de todos quanto se preocupam com o nosso património. Informar é conhecer primeiro e divulgar depois. Mas não menosprezamos o meio para o fazer da forma mais eficiente: neste tempo de informação rápida e fácil, apostámos na produção de conteúdo próprios, através de entrevistas e reportagens da património.pt, contribuindo também para adicionar algo mais: a nossa visão. Vídeos, fotografia, ilustração, adaptabilidade a telemóveis e tablets, e distribuição gratuita: queremos que o património chegue a todos. A patrimonio.pt parte da certeza de que este é um sector cultural com significativo peso económico e com um enorme potencial de mercado. Divulgá-lo e estabelecer ligações entre diferentes agentes, profissionais, instituições ou empresas (publicas ou privadas) é um dos nossos objectivos, porque daqui nascerá sempre uma noção de conjunto mais forte que a simples soma das partes. Esta é uma iniciativa individual, privada: é um risco, assumido publicamente. Mas que parte de um sentimento cívico, empreendedor. Acreditamos que este é um meio de gerar valor – diferentes valores – para todos. Para todos nós. Catarina Valença Gonçalves José Maria Lobo de Carvalho

#SOMOSPATRIMONIO #PATRIMÓNIO

BIENAL AR&PA 2019

OPINIÃO

1/15

Conteúdos redigidos de acordo com a antiga ortografia, excepto no caso de artigos de autor, nos quais este/a é livre de optar.