PRÉMIOS PATRIMONIO IBÉRICO 2025
6 CATEGORIAS
3 JURADOS
6 PRÉMIOS
+ MENÇÕES HONROSAS
CANDIDATURAS ABERTAS
PRÉMIOS PATRIMÓNIO IBÉRICO 2025
Os Prémios Património Ibérico estão de regresso para distinguir as Boas Práticas no sector do Património Cultural Ibérico, premiando entidades e profissionais portugueses e espanhóis que se destaquem pela excepcionalidade dos projectos executados nos últimos 2 anos (2024 e 2025).
A caminho da sua 3ª edição, os Prémios Património Ibérico evidenciaram um crescimento de mais do dobro do número de entidades candidatas entre a 1ª e a 2ª edição, reflectindo o entusiasmo e a importância do reconhecimento de Boas Práticas no sector.
A 3ª edição dos Prémios apresenta ainda uma nova modalidade de participação para os projectos que vierem a ser reconhecidos na categoria de Finalistas pelo júri internacional – Margarida Alçada, Enrique Saiz e Justin Albert: entre todas as candidaturas recebidas e aprovadas, serão seleccionados 3 finalistas de cada categoria que terão a oportunidade de apresentar e defender os seus projectos publicamente perante o Júri, por ocasião da da AR&PA - Bienal Ibérica de Património Cultural 2025.
CANDIDATURAS ABERTAS | PRÉMIOS PATRIMÓNIO IBÉRICO 2025
As candidaturas estão abertas nas 4 habituais categorias: “Mediação”, “Comunicação”, “Touring Cultural” e “Parceria”, à qual acresce a categoria relativa ao tema da AR-PA Bienal Ibérica do Património Cultural 2025, assim como o Prémio Património Ibérico escolhido pelo Júri de entre todos os candidatos.
Conheça o Regulamento, o Júri, as Categorias e prepare já a sua candidatura aos Prémios Património Ibérico de 2025!
MELHOR ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO
MELHOR PROJECTO DE MEDIAÇÃO
MELHOR PROJECTO EM PARCERIA
MELHOR PROJECTO DE TOURING CULTURAL
ESPECIAL 2025: A ANUNCIAR BREVEMENTE!
MARGARIDA ALÇADA
presidente
Antiga Directora na Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais
Licenciada em Filologia pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa (1975) e com Formação complementar nas áreas de Formação Pedagógica de Formadores (1989) e Liderança da Administração Pública (1998); em 1980 integrou a DGEMN, como Chefe de Divisão de Documentação (até 1993) e Directora de Serviços de Inventário e Divulgação (1993 a 2007). Coordenadora e autora de vários projectos realizados pelo ICCROM, UNESCO e Getty Institute; em 2008 assumiu o cargo de Assessora no Turismo de Portugal.
ENRIQUE SAIZ
vogal
Antigo Director de Património Cultural na Junta de Castilla y León
Arquitecto urbanista pela Escuela de Arquitectura de la Universidad de Valladolid e Diplomado em "Liderazgo para la Gestión Pública" pela IESE Business School | University of Navarra, foi, de 2003 a 2019, Director-Geral do Património Cultural da Junta de Castilla y León e membro o Conselho de Património Histórico Espanhol. Entre outros trabalhos, actualmente dirige a equipa técnica internacional responsável pela candidatura a inscrição dos sitios cluníacos na Europa na Lista de Património Mundial da UNESCO.
JUSTIN ALBERT
vogal
Antigo Director Executivo da International National Trust Organization
Licenciado em Direito pela University of Buckingham e mestre em Artes pela University of Wales, conta com uma longa carreira internacional em broadcasting, marketing e produção cinematográifca. Liderou ainda, ao longo de 30 anos, vários projectos em organizações sem fins lucrativos e comerciais de conservação, educação e comunicação social, nos EUA, Caraíbas, China, Médio Oriente, África, Índia e em toda a Europa. É Director da International National Trust Organization e foi recentemente nomeado pela Order of The British Empire, em reconhecimento pelos serviços prestados ao património histórico e natural no País de Gales.