top of page

Workshop de agricultura, inovação e preservação de paisagens culturais


17 Janeiro | Beja


O encontro Agricultura intensiva, inovação tecnológica e preservação das paisagens culturais na região Euroace faz parte das actividades da tarefa “Métodos não invasivos em Arqueologia e Agricultura de Precisão para a revalorização do Património e desenvolvimento de uma actividade agrária produtiva e sustentável” do projecto INNOACE. A referida tarefa combina a investigação de uma equipa conjunta do Instituto de Arqueologia Mérida, da Universidade de Évora e do CICYTEX.


O objectivo é o desenvolvimento de sinergias entre centros de investigação, administração e empresas, em torno dos desafios e oportunidades gerados pela conjugação da preservação do património arqueológico com a actividade agrícola intensiva.


O desenvolvimento de novos sistemas de cultivo de alto rendimento representa um grande desafio para a gestão sustentável da paisagem nas suas múltiplas dimensões. Um aspecto chave desta grande mudança é a necessidade de combinar o interesse do benefício económico com a preservação da paisagem como património cultural de todos. Nesse sentido, o património arqueológico requer uma especial atenção, pois com frequência a sua presença é difícil de detectar e é necessária uma informação fiável que permita evitar a sua destruição. Em vez de apontar estas circunstâncias como elemento de conflito, é possível abordá-las de forma a encontrar um benefício mútuo entre a exploração e a gestão dos campos e a revalorização do património, que frequentemente fica enterrado e incógnito nos solos. A fusão dos sistemas de trabalho da Agricultura de Precisão com a Arqueologia pode oferecer essa via de colaboração.


Programa e mais informações aqui.


bottom of page