top of page

Prémio Acesso Cultura – Linguagem Clara 2020



O Prémio Acesso Cultura – Linguagem Clara de 2020 vai para o Instituto Gulbenkian de Ciência da Fundação Calouste Gulbenkian, pelos textos da exposição Science Alive.


De acordo com o júri do prémio, a exposição apresentou "textos fáceis de ler e capazes de captar e manter o interesse, mesmo em poucos minutos".


Este é um prémio de reconhecimento que procura criar uma motivação adicional para estudar, implementar e dar a conhecer as boas práticas. Articulando o prémio com outras iniciativas (por exemplo, o curso “Comunicação Acessível: design de comunicação e linguagem clara” a promoção de debates e conferências e a partilha de notícias sobre estes temas), a Acesso Cultura pretende manter a reflexão viva, sempre presente, incentivar e ajudar na passagem da teoria para a prática, sendo esta uma forma de contribuir para o acesso à cultura.


Gostaríamos que esta ocasião pudesse ser mais um momento de reflexão sobre comunicação e linguagem clara no sector cultural. Assim, inspirados num recente artigo de Vítor Belanciano, "Onde andam os académicos?", que gerou uma conversa interessante à volta da comunicação da ciência e da arte, vimos também questionar: Onde anda a comunicação? A cerimónia de entrega do prémio, marcada para o dia 20 de Março, com o próprio Vítor Belanciano e com os membros do júri deste ano - Hugo Sousa, Joana Lobo Antunes e João Martins - será reagendada para data a anunciar.


bottom of page