top of page

Portugal Manual e Passa Ao Futuro lançam o primeiro Programa de Voluntariado de apoio a artesãos



No passado dia 9 de Novembro, a Portugal Manual comemorou o seu quinto aniversário. Para assinalar a data, Filipa Belo (Fundadora da Portugal Manual) e Astrid Suzano (Co-Fundadora da Passa Ao Futuro) lançaram o Programa de Voluntariado de apoio a artesãos tradicionais.


O Programa de Voluntariado da Portugal Manual & Passa Ao Futuro, tem como principal objectivo conectar artesãos tradicionais a uma rede de voluntários que desejam oferecer o seu tempo e expertise em diversas áreas, desde marketing digital a fotografia de produto. É uma resposta dinâmica e práctica aos desafios enfrentados pelos artesãos na atualidade, proporcionando-lhes o apoio necessário para continuarem as suas práticas profissionais, enquanto inovam e se adaptam ao mercado contemporâneo.

Numa sociedade contemporânea, que vive a um passo muito acelerado e cada vez mais virtual; onde a maioria das pessoas procura artigos de produção imediata e a baixo custo, sem consideração pelo abuso resultante dos métodos de produção, o artesanato tradicional tem enfrentado desafios significativos, e a necessidade de preservar e inovar estas técnicas, enquanto se adapta às exigências dos consumidores, tornou-se cada vez mais premente. Ao observar as dificuldades que os artesãos enfrentam e após fazer um levantamento dos desafios que estes encontram, a Portugal Manual e a Passa ao Futuro, duas entidades profundamente envolvidas na promoção, inovação e preservação do património artesanal português, decidiram unir forças. O resultado desta parceria é a criação de um Programa de Voluntariado, concebido para apoiar e capacitar os artesãos, proporcionando-lhes ferramentas para fazer face às condições actuais. Por outro lado, numa época em que cada vez mais nos chegam relatos de falta de propósito e sentimento de pertença, o Programa de Voluntariado pretende também ser uma resposta à necessidade crescente de estreitarmos o contacto humano e reduzirmos o virtual. Assim, como voluntário, convidamos a contribuir com o seu tempo e know-how para a preservação e promoção de um património cultural que a todos nos pertence. As candidaturas para fazer parte deste programa, enquanto voluntário ou artesão, estão abertas através dos websites das entidades promotoras:

www.portugalmanual.com www.passaaofuturo.com Caberá às respectivas entidades fazer a conexão entre o perfil dos voluntários e as necessidades dos artesãos.

logolettpreto.png
bottom of page