Buscar

Património Bands: Pombal


2 Outubro | 15h30


Com ponto de encontro no Posto de Turismo junto ao castelo, Pombal será palco e tema da performance Património Bands. Os Clarilha - Ensemble de Clarinetes da Banda Filarmónica Ilhense vão actuar neste Castelo, erguido no século XXI por Gualdim Pais, e marcar assim um diálogo com os espaços patrimoniais do município.


O Castelo do Pombal apresenta uma planta poligonal irregular, em forma de escudo, destacando-se, no seu interior, a majestosa Torre de Menagem. Ampliado no reinado de D. Sancho I, voltou a ser objeto de cuidado régio no reinado de D. Manuel I e beneficiou de obras de reconstrução nos seus planos de muralhas, das quais se destacam a abertura da nova porta principal, disposta para poente e de uma janela de linhas manuelinas.




Estas profundas alterações deturparam as características do imponente baluarte militar, que chegou a ser residência dos alcaides-mores de Pombal. Aquando da 3ª Invasão Francesa, em 1811, o Castelo foi devastado pelas tropas francesas, sendo novamente recuperado e reconstruído em 1940, por parte da Direção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais. Recentemente, sofreu obras de requalificação e passou a dispor, no seu exterior, de uma cafetaria com vista sobre a cidade e, no interior das suas muralhas, de um posto de acolhimento turístico.




O Ensemble Clarilha tem como objectivo divulgar o trabalho da escola e simultaneamente aperfeiçoar o nível artístico do naipe de clarinetes da Banda Filarmónica Ilhense. Está prometida uma actuação participativa, dinâmica e de conexão com o espaço patrimonial de Pombal, intercalada com uma visita guiada.




A participação é livre, recomendando-se a inscrição prévia através do e-mail bienalarpa@spira.pt.


No âmbito da programação da AR&PA Bienal Ibérica de Património Cultural, os dez municípios da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL), promotora da edição deste ano, recebem dez performances de filarmónicas e outras bandas tradicionais, tendo os patrimónios locais como fundo e como tema. (+)


Imagens: Câmara Municipal de Pombal



#BIENALARPA #PATRIMONIOBANDS #ALVAIÁZERE

To play, press and hold the enter key. To stop, release the enter key.