O Observatório de Políticas de Comunicação e Cultura da Universidade do Minho (POLObs) está a analisar, desde 16 de Março, os "Impactos da COVID-19 no sector cultural português".
Neste âmbito, está a ser disponibilizado online o "Inquérito por questionário destinado a profissionais e organizações do sector cultural", que pode ser preenchido a título individual como profissional ou como organização do sector cultural.
O projecto visa cumprir os seguintes objectivos:
Aferir o impacto mediático das alterações provocadas no sector cultural português face à COVID-19;
Identificar o fluxo de notícias produzidas pelos municípios e pelas NUT 3 sobre as alterações provocadas na actividade cultural municipal e das NUT 3 em virtude da COVID-19;
Analisar as iniciativas do Ministério da Cultura, bem como de organismos e de entidades tuteladas pelo Ministério da Cultura, para enfrentar os constrangimentos provocados no sector cultural pela COVID-19;
Avaliar os impactos, esperados e observados, que a COVID-19 terá e teve nos profissionais e organizações do sector cultural português.
O desenvolvimento do estudo tem como base uma metodologia que conjuga uma abordagem qualitativa com uma abordagem quantitativa e integra instrumentos e técnicas, designadamente o inquérito ao sector.
A participação reveste-se da maior importância para que se consiga ter um conhecimento rigoroso e independente de alguns dos impactos da COVID-19 no sector cultural português.
O questionário, que é de preenchimento rápido, encontra-se disponível aqui.
Comments