BIENAL AR&PA 2019

OPINIÃO

1/15

A actualidade do património cultural em Portugal

Um projecto

© 2020 Spira

Conteúdos redigidos de acordo com a antiga ortografia excepto no caso de artigos de autor, nos quais este/a é livre de optar.

Buscar

Observatório de Políticas de Comunicação e Cultura analisa impactos da COVID-19 no sector cultural



O Observatório de Políticas de Comunicação e Cultura da Universidade do Minho (POLObs) está a analisar, desde 16 de Março, os "Impactos da COVID-19 no sector cultural português".

Neste âmbito, está a ser disponibilizado online o "Inquérito por questionário destinado a profissionais e organizações do sector cultural", que pode ser preenchido a título individual como profissional ou como organização do sector cultural.


O projecto visa cumprir os seguintes objectivos:

  • Aferir o impacto mediático das alterações provocadas no sector cultural português face à COVID-19;

  • Identificar o fluxo de notícias produzidas pelos municípios e pelas NUT 3 sobre as alterações provocadas na actividade cultural municipal e das NUT 3 em virtude da COVID-19;

  • Analisar as iniciativas do Ministério da Cultura, bem como de organismos e de entidades tuteladas pelo Ministério da Cultura, para enfrentar os constrangimentos provocados no sector cultural pela COVID-19;

  • Avaliar os impactos, esperados e observados, que a COVID-19 terá e teve nos profissionais e organizações do sector cultural português.

O desenvolvimento do estudo tem como base uma metodologia que conjuga uma abordagem qualitativa com uma abordagem quantitativa e integra instrumentos e técnicas, designadamente o inquérito ao sector.


A participação reveste-se da maior importância para que se consiga ter um conhecimento rigoroso e independente de alguns dos impactos da COVID-19 no sector cultural português.


O questionário, que é de preenchimento rápido, encontra-se disponível aqui.


#FICAREMCASA #SECTORCULTURAL #INQUÉRITOS #UNIVERSIDADEDOMINHO