top of page

O Projecto DREAM foi FINALISTA nos Prémios Património Ibérico!




O Projeto DREAM é uma parceria entre o Município de Oeiras e a empresa de museologia Mapa das Ideias, é um projeto do Programa Erasmus + na tipologia Parceria Estratégica no Domínio Escolar. Teve início em agosto de 2020 com objetivo desenvolver uma metodologia inovadora para ajudar professores do pré-escolar, 1.º e 2º Ciclo de Ensino Básico a fortalecer as competências-chave de consciência e expressão digital e cultural dos alunos, trabalhando com museus e organizações culturais para criar as chamadas “museaters”.


As "Museaters" são visitas interativas onde professores e alunos desempenham o papel de atores, personalizando o seu caminho de descoberta do museu. Experiências imersivas, com o auxílio de ferramentas digitais (realidade aumentada, QR Codes, vídeos, efeitos sonoros etc.) vão criar novos conteúdos ou reutilizar, reciclar os conteúdos já existentes e facultados pelo museu.


Este projeto reuniu sete parceiros no desenvolvimento desta metodologia:


· Museu da Pólvora Negra, Oeiras, Portugal

· Mapa das Ideias, Oeiras, Portugal

· M9 - Museo del Novecento, Itália

· Stati Generali dell'Innovazione; Itália

· Museu Marítimo do litoral da Croácia

· Centre of Technical Culture Rijeka, Croácia

· Postimuseo em Tampere, Finlândia


_____________________________________________________________________________________________ Autoria: Museu da Pólvora Negra O autor utiliza o novo acordo ortográfico.


Comments


bottom of page