top of page

Novos projectos científicos para o Museu da Baleia


O Museu da Baleia, na Madeira, tem dois novos projectos científicos aprovados: o MARCET II, co-financiado a 85% pelo Programa MAC 2014-2020 (INTERREG V), e o META, co-financiado a 87% pelo Fundo Azul.


Em ambos, informa a Câmara Municipal de Machico em comunicado, será dada continuidade ao estudo dos cetáceos, trabalho que o Museu tem vindo a desenvolver desde 2000.


“A Promoção da actividade de ecoturismo de observação de baleias como modelo de desenvolvimento económico sustentável através da protecção e conservação das populações de cetáceos e a sua valorização como património natural da Macaronésia” é um trabalho internacional, desenvolvido conjuntamente com parceiros de Canárias, Açores e Cabo Verde.


Segundo a mesma fonte, tem como objectivos avaliar os possíveis factores de risco de origem antropogénica que possam afectar as populações de cetáceos residentes na Madeira, com interesse para a actividade de observação de cetáceos, utilizando o golfinho-roaz e a baleia-piloto-tropical como espécies indicadoras.


Já o projecto META – “Mamíferos Marinhos e Ecossistemas: Avaliação de ameaças antropogénicas” - pretende dar resposta a metas da Directiva Quadro da Estratégia Marinha e aprofundar a compreensão do impacto cumulativo das actividades humanas neste grupo de animais.


A autarquia conclui que o mesmo será desenvolvido em parceria com o IMAR, o Instituto Gulbenkian de Ciência e a empresa MAR Ilimitado.



bottom of page