Buscar

Museu Marítimo de Ílhavo [Expositores Bienal AR&PA 2019]


A missão do Museu Marítimo de Ílhavo (MMI) consiste em preservar a memória do trabalho no mar e promover a cultura e a identidade marítimas dos portugueses.


A pesca do bacalhau nos mares da Terra Nova e Gronelândia, as fainas da Ria e a diáspora dos Ílhavos ao longo do litoral português são as suas referências patrimoniais. A cada um dos temas corresponde uma exposição permanente que oferece ao visitante a possibilidade de reencontrar inúmeros vestígios de um passado recente. Entrar a bordo de uma réplica de um navio bacalhoeiro do início do século XX usado na pesca com dóris de um só homem, conhecer as embarcações tradicionais da Ria ou parte da vasta colecção de conchas, assim como visitar a sala dos mares e a sala de arte, são algumas das possibilidades dadas a quem visita este Museu.


Inserido no seu percurso expositivo, o Aquário de Bacalhaus completa o discurso histórico e memorial da Faina Maior. Nele habitam exemplares da espécie gadus morhua, o bacalhau do Atlântico, considerado “o nosso bacalhau”, pescado e consumido pelos Portugueses há vários séculos. O Navio-Museu Santo André é um pólo do MMI. Visitar este navio é ter a possibilidade de experienciar a vida a bordo de uma antiga embarcação da pesca do bacalhau com redes de arrasto.


museumaritimo.cm-ilhavo.pt


#BIENALARPA #MUSEUS #ÍLHAVO

BIENAL AR&PA 2019

OPINIÃO

1/16

Conteúdos redigidos de acordo com a antiga ortografia, excepto no caso de artigos de autor, nos quais este/a é livre de optar.