top of page

Museu da Marioneta dinamiza exposição em honra do centenário do primeiro filme de animação português



No dia 24 de Fevereiro, o Museu da Marioneta em Lisboa vai apresentar uma exposição dedicada à animação portuguesa. A exposição tem vista a celebração do centenário do primeiro filme de animação português - "O Pesadelo de António Maria", do realizador Joaquim Guerreiro, feito em 1923 - assim como realçar as diferentes obras do cinema de animação nacional, tanto do passado como do presente.


As obras em exposição constam na Monstra - festival de animação de Lisboa. Aqui vão ser exibidas peças de filmes recentes, como "A Casa para Guardar o Tempo", de Joana Imaginário, com as suas peças feitas em papel, e "O Casaco Rosa" de Mónica Santos no qual as personagens são casacos animados. A animação portuguesa está a ganhar relevância artística no seguimento do sucesso do filme "Ice Merchants", de João Gonzalez, que chegou a ser o primeiro filme português do género a ser nomeado para os Óscares.

A exposição vai estar disponível entre os dias 24 de Fevereiro e 23 de Março, com entrada livre mediante marcação prévia. Para mais informações, consulte o site: https://www.museudamarioneta.pt/pt/evento/marionetas-que-guardam-o-tempo-uma-viagem-ao-mundo-das-marionetas-de-animacao-portuguesas/.


logolettpreto.png
bottom of page