MNAA expõe autorretrato de Nicolas Poussin, uma obra convidada do Museu do Louvre



Até ao dia 15 de Janeiro de 2023, o Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA) vai expôr um autorretrato de Nicolas Poussin, pintor francês do século XVII. A peça é uma obra pertencente ao Museu do Louvre como parte de uma iniciativa de diplomacia cultural "Temporada Cruzada entre França e Portugal" que tem como objectivo aprofundar as relações entre os dois países.


Nicolas Poussin, pintor francês formado em Roma, chegou a ser condecorado pelo Rei Luís XIII com o título de "Primeiro Pintor". O autorretrato, agora exposto pelo MNAA, foi feito a propósito da amizade que travou com Paul Fréart de Chantelou, amigo próximo do pintor. Aqui, Poussin retrata-se a si próprio com uma figura austera, com uma mão sobre um maço de papel em alusão à correspondência que teve com Paul Fréart.


No contexto da cedência da obra, no dia 3 de Novembro o MNAA também disponibiliza uma conferência com Nicolas Milovanovic, Conservador-chefe de pintura francesa do século XVII do Museu do Louvre. A entrada é livre para esta conferência, com início às 18h, no Auditório do MNAA.


O autorretrato vai estar em exposição na Sala 60 da Galeria de Pintura Europeia do MNAA, das 10h às 18h.


Para mais informações, consulte o site: http://www.museudearteantiga.pt/exposicoes/?t=1


#mnaa #museu #arte #arteantiga #historia #patrimonio #frança #turismo #cultura

logolettpreto.png