II Encontro Acessibilidade e Inclusão na Arte e no Património


O II Encontro “Acessibilidade e Inclusão na Arte e no Património” é uma iniciativa da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa e do Museu da Farmácia, que decorrerá nos dias 24 e 25 de Junho de 2022. Tem como objectivo ser um espaço de discussão e troca de ideias, reunindo trabalhos associados à acessibilidade, à arte e ao património cultural, e divulgar estratégias que visam melhorar o acesso e a inclusão dos diversos públicos ao património.

Na primeira edição, em 2021, o Encontro entregou o evento temático, Ciclo de Conferências “Encontros no Largo das Belas-Artes”, organizado pelo Grupo de Investigação e Estudos em Ciências da Arte e do Património “Francisco de Holanda”, do CIEBA. Neste foram abordados diversos temas relacionados com a acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiências à arte e ao património, bem como estratégias de inclusão dos públicos num âmbito social.

Pretende-se, com esta segunda edição expandir as temáticas abordadas, tentando abranger mais aspetos que são focados pelo termo acessibilidade. O conceito de acessibilidade “aplica-se às estratégias, ações e recursos criados para eliminar barreiras físicas, mas também intelectuais ou sociais, para permitir o usufruto por parte da maioria das pessoas. Cobre, por isso, campos tão diversos quanto a entrada e circulação no edifício, mas também a sinalética, a comunicação e a divulgação, a segurança, a consultoria, o emprego e voluntariado por parte de pessoas com deficiência ou incapacidade, a formação das equipas, a avaliação das práticas correntes para promover o acesso de todos e a política de gestão relativa a todas estas questões, incluindo o preço do bilhete de entrada” (Mineiro coord., 2017, 9-10). A 2ª edição do encontro “Acessibilidade e Inclusão na Arte e no Património” visa reunir investigações, no âmbito da acessibilidade e inclusão, em mestrados, doutoramentos e pós‑doutoramentos, bem como projetos desenvolvidos em contexto profissional.

O encontro pretende ser um espaço de discussão e reflexão, sobre estratégias que visam melhorar o acesso e a inclusão dos diversos públicos ao património, nomeadamente os públicos com deficiências.

O evento tem como objectivos, no seguimento da primeira edição, a apresentação de trabalhos relacionados com a acessibilidade ao património, a divulgação de estratégias que permitam pessoas com deficiências aceder aos bens culturais e a promoção de projectos que mitigam desigualdades.

Linhas Temáticas

I – Teoria e legislação sobre acessibilidade e inclusão do património II – Avaliação da acessibilidade nos museus III – Experiências multissensoriais em museus e monumentos IV – Desenvolvimento de produtos que promovam acessibilidade em museus


Público-alvo: profissionais e académicos que desenvolvam trabalho na área da acessibilidade a museus e património cultural, bem como jovens investigadores de mestrado, doutoramento e pós-doutoramento. A iniciativa estende-se ainda a todos os que tenham interesse em participar do público em geral.

Inscrição: gratuita, mas com inscrição obrigatória que deverá ser feita até 22 de Junho de 2022, através do formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeqiD7gdMkdwMnO3D_IBsNKdD4pNq6vXW4KXZ-GkqyXkwU-0w/viewform O Encontro é híbrido, presencial e com transmissão online (via Zoom), e decorrerá na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa.


Conheça aqui o programa completo.

Comissão Organizadora

Ana Bailão (FBAUL-CIEBA/UCP-CITAR)

Ana Sofia Neves (FBAUL-CIEBA)

Frederico Henriques (UCP-CITAR)

João Neto (Museu da Farmácia)

Marta Aleixo (FBAUL-CIEBA)

Maria Teresa Sabido (FBAUL)

Patrícia Mendes (FBAUL)


Comissão Científica

Cristina Azevedo Tavares (FBAUL-CIEBA)

Eduardo Duarte (FBAUL-CIEBA)

Fernando António Baptista Pereira (FBAUL-CIEBA)

Patrícia Roque Martins (FCSH-IHA)

Viviane Panelli Sarraf (IEB-USP/FAPESP/PUC-SP) ____________________________________________________________________________________________________


A patrimonio.pt é media partner do II Encontro Acessibilidade e Inclusão na Arte e no Património.


#acessibilidadeeinclusao #arteepatrimonio #fbaul #museudafarmacia #mediapartner

logolettpreto.png