Exposição temporária “Amália Mulher”



Quando fizerem a minha história e eu já não for viva para dizer como foi, então é que se vão fartar de inventar. (…) O que me irrita é a mentira. Mas sei que a minha história vai ser aquela que escolherem, aquela que é a mais interessante, aquela que não é a minha.

Amália Rodrigues


A exposição temporária “Amália Mulher” apresenta pela primeira vez, em S. João da Madeira, cerca de uma centena de chapéus, sapatos, vestidos e outros acessórios de moda da fadista, que são pertença da Fundação Amália Rodrigues. Ilumina-se o lado mais privado da sua vida, os objectos pessoais que deixou e que tão bem espelham a sua sensibilidade e a visão que tinha de si mesma.


A Fundação Amália Rodrigues foi fundada em 1999, por vontade da própria, e hoje reúne o espólio pessoal e artístico da fadista. Em 2022, no rescaldo das celebrações do centenário do seu nascimento, foi assinado um protocolo de parceria entre o Município de S. João da Madeira e a Fundação Amália Rodrigues, que inaugura um período de celebração à vida e obra da fadista no Museu da Chapelaria e no Museu do Calçado.


A exposição é visitável de terça-feira a domingo e feriados, entre as 10h00 e as 12h30 e as 14h00 e as 17h30.



#exposicaotemporaria #amaliarodrigues #fado #museuchapelaria #museucalçado #sjoaodamadeira

logolettpreto.png