top of page

Debate “Os próximos anos do Património em Portugal”



No próximo dia 31 de Maio pelas 17h30, no Museu Pio XII, a Fundação Bracara Augusta e a Ordem dos Arquitetos, no âmbito da segunda iniciativa comum dedicada ao território, promovem o Debate “Os próximos anos do Património em Portugal”, assumindo como desafio o processo de (Des)Centralização do Património e da Cultura e a discussão sobre os possíveis Modelos (possíveis) de Gestão Patrimonial e Cultural. A iniciativa conta também com a parceria com a plataforma de comunicação online patrimonio.pt gerida pela Spira - revitalização patrimonial – empresa de referência no campo do Património Cultural e com o apoio do Museu Pio XII.


A iniciativa “Territorializar” pretende estimular o debate sobre a importância do tema do território nas políticas públicas, designamente, a agenda que importa ao exercício da arquitectura, da preservação do património, da gestão cultural e do desenvolvimento das cidades. Pretende-se lançar o debate aberto à sociedade assente num diálogo franco e participado entre arquitetos e outros actores envolvendo as universidades, as associações e as instituições públicas e privadas num tema que terá muito significado na gestão do património e da cultura em Braga – a (Des)Centralização da Cultura no âmbito do processo de transferência de competências na área da Cultura e da gestão dos Museus e Monumentos das Direcções Regionais.


No âmbito do tema do Debate, e previamente ao mesmo, haverá ainda lugar à apresentação do livro "OS PRÓXIMOS 10 ANOS DO PATRIMÓNIO CULTURAL EM PORTUGAL: TENDÊNCIAS" por Catarina Valença Gonçalves que fará uma introdução ao debate sobre os Modelos (possíveis) de Gestão Patrimonial e Cultural.O livro foi editado muito recentemente pela patrimonio.pt / Spira - revitalização patrimonial e que reúne a visão de 10 especialistas do sector sobre tendências de 10 "temas chave" no campo das políticas patrimoniais em território português, perspetivando-as a 10 anos.


A mesa redonda sobre o tema contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Braga Ricardo Rio; de José Teixeira, Presidente do Conselho de Administração da DSTgroup e fundador da Zet Gallery e de Luís Braga da Cruz, Presidente do Conselho de Curadores da Universidade do Porto e antigo Ministro da Economia; foi também Presidente da CCDRN e Vice-Presidente do Conselho de Administração da Fundação de Serralves. A moderação estará a cargo de Catarina Valença Gonçalves.


Quais serão os grandes desafios dos próximos anos para o património em Portugal? Quais os modelos de gestão do património e da cultura disponíveis? Qual será o impacto da (des)centralização da cultura? Será esta uma oportunidade para integrar recursos e de forma programada e coesa comunicar os recursos patrimoniais e culturais de que Braga dispõe? Será uma oportunidade para concertar iniciativas e perspetivar rotas e visitas integradas nos mais de 2000 anos de história?


Estas e outras serão questões a debate.


A abertura da sessão será feita por Miguel Bandeira, Presidente da Fundação Bracara Augusta, e o encerramento estará a cargo de Conceição Melo, Presidente da Seção Regional da Ordem dos Arquitetos.


O evento integra ainda “O Roteiro de Fundações a Norte”, em parceria com o Centro Português de Fundações e procura, a partir de uma lógica de proximidade, ligar fundações com fins de interesse social de âmbito cultural e educativo. Tem como objetivo principal promover um melhor conhecimento mútuo e, a partir das diferentes realidades, estabelecer um programa de discussão do modelo fundacional face a temas comuns como a relação entre cultura e território e as assimetrias e desequilíbrios regionais, ou o papel das instituições culturais nas transições ‘justa’, ‘ecológica’ e ‘digital’ e na construção de um “pós-antropoceno”. Tomando por base a programação regular de cada uma das Fundações, ou através de iniciativas criadas para o efeito, o Roteiro de Fundações a Norte inscreve-se no programa do Grupo de Trabalho Cultura do Centro Português de Fundações e segue-se à iniciativa que ocorreu sob a organização da Fundação da Casa de Mateus, a 13 de Maio, sobre “POLÍTICAS DO TERRITÓRIO, UM MANUAL DE SINGULARIDADES”. Constitui, assim, o início de uma agenda de encontros e discussão que procurará envolver entidades sediadas em todas as regiões do País e terminará em Lisboa no final de 2024.


A entrada é gratuita mas sujeita a inscrição para fba@cm-braga.pt




4 Kommentare


As your trusted travel agency, we highly recommend Atulya Hotel, the best hotel in India, for an exceptional amenities day. We provide all services. Experience top-tier services, comfortable rooms, and luxurious crafts for discerning travelers. Book through us today to enjoy the unmatched hospitality of Atulya Hotel and make your trip to India truly unforgettable.

Website:-   https://www.atulyahotels.com/

Gefällt mir

MCRW YDWB
MCRW YDWB
20. Dez. 2024
Gefällt mir

Eliza stone
Eliza stone
08. Nov. 2024

Sending electronic thank you cards makes expressing gratitude so much more thoughtful and memorable!


Gefällt mir

Airline Terminals
Airline Terminals
07. Nov. 2024

Aer Lingus operates from Terminal 2 at Manchester Airport. This modern terminal offers a range of facilities, including check-in counters, lounges, and duty-free shopping for passengers flying with the Irish airline. Whether you're departing for Dublin or other destinations, Aer Lingus Terminal Manchester ensures a smooth and convenient experience for travelers, with quick access to security and comfortable amenities throughout your journey.

Gefällt mir
bottom of page