top of page

Chamada de Artesãos e Novos Makers para a 3ª edição dos Dias Abertos Artes & Ofícios | Novo Design | até 12 de Março



Em Abril e Maio, a celebração anual das Artes & Ofícios e Novo Design no nosso país está de volta para a sua 3ª edição: no âmbito das Journées Européennes des Métiers d’Art (JEMA) / Jornadas Europeias das Artes & Ofícios e no ano em que Portugal é País de Honra das JEMA!


Os Dias Abertos Artes & Ofícios | Novo Design são uma iniciativa da Spira – revitalização patrimonial. Galardoado com o 2º Prémio dos European Cultural TourismNetwork Awards 2023, na categoria de Traditional Skills, Crafts and Creativity e, ainda, Finalista do Prémio Nacional de Turismo 2023 – prémios de todos nós! –, este projecto consiste numa programação diversificada de experiências em torno das práticas artesanais em todo o território nacional continental e, pela primeira vez em 2024, também nos Açores, sejam essas práticas caracterizadas pela sua ancestralidade ou marcadas pelo novo design.  


Os Dias Abertos AO|ND convidam os artesãos, designers, makers e associações de artesãos a abrir ao público as suas oficinas, promovendo várias actividades ao longo de 6 fins-de-semana sequenciais entre Abril e Maio e distribuídos pelas regiões do Algarve, Alentejo, Centro, Norte, Açores e Lisboa e Vale do Tejo. Deste modo, os Dias Abertos procuram dar a conhecer o que de mais estimulante é desenvolvido a nível nacional, permitindo, por um lado, que todos os artesãos divulguem o seu trabalho e as suas oficinas e, por outro, dando lugar à experimentação “mãos-na-massa” entre as diversas práticas de Artes & Ofícios e Novo Design do nosso país.


A Organização dos Dias Abertos lança agora uma call, desafiando a que sejam propostos workshops / experiências “mãos-na-massa” que possam ser integrados no âmbito da programação dos Dias Abertos AO|ND 2024. Tendo em conta o fim-de-semana atribuído a cada uma das regiões, estas actividades podem ser inscritas no seguinte calendário:


  • Actividades no Algarve: Fim-de-semana de 13 e 14 de Abril

  • Actividades no Alentejo: Fim-de-semana de 20 e 21 de Abril

  • Actividades no Centro:  Fim-de-semana de 27 e 28 de Abril

  • Actividades no Porto e Norte: Fim-de-semana de 4 e 5 de Maio

  • Actividades nos Açores: Fim-de-semana de 11 e 12 de Maio

  • Actividades em Lisboa e Vale do Tejo: Fim-de-semana de 18 e 19 de Maio


O Regulamento de Participação nesta edição dos Dias Abertos Artes & Ofícios | Novo Design está disponível para consulta aqui.


As actividades propostas deverão ser inscritas através da Ficha de Inscrição online disponível aqui, até às 23H59 do dia 12 de Março, terça-feira. Depois de aprovadas pela Organização, serão incorporadas na plataforma do projecto (em actualização), sendo que toda a logística de inscrições e pagamento dos participantes, assim como a divulgação da acção será gerida pela Organização dos Dias Abertos A&O| ND. A Organização actua, assim, como facilitador do processo de organização, comunicação, registo de inscritos e respectiva facturação.


O valor das inscrições nos workshops definido pelos artesãos e colectividades parceiros dos Dias Abertos Artes & Ofícios | Novo Design, reverte na sua totalidade para estes. A este valor é adicionado um fee de 5€ cobrado pela Organização e correspondente a custos de administração e aquisição de seguros de acidentes pessoais para todos os participantes no projecto, assim como, ao investimento da Organização em 2024 na facilitação do acesso do público-generalista a estes saberes-fazeres: este ano, os pagamentos dos participantes serão todos automáticos directamente na plataforma do projecto.  




Comments


bottom of page