A Secretaria Regional da Educação e Assuntos Culturais, por via da Direcção Regional dos Assuntos Culturais, através do Museu da Horta (MH) apresenta no próximo dia 18 de Maio – Dia Internacional dos Museus o livro “Os próximos 10 anos do Património Cultural em Portugal: Tendências”.
“A concepção do património construído enquanto importante activo dos territórios onde se insere, com significativo impacto económico e social em contexto de mercados turísticos já desenvolvidos ou potenciais, faz das instituições patrimoniais agentes económicos com um papel a desempenhar nos territórios envolventes. Esta responsabilidade institucional, que extravasa a tradicional tutela de conservação dos bens e a sua abertura à visita turística e alarga-se à concertação com os restantes agentes públicos e privados, continua ausente das políticas patrimoniais.”
O que nos trarão os próximos 10 anos no que diz respeito às políticas patrimoniais em território português?
A PATRIMONIO.PT teve a sua primeira experiência há praticamente 10 anos, quando o mercado do património começava a surgir com alguma relevância em Portugal. Contudo, a incipiência do mercado on-line comprometeu na ocasião a continuidade do projecto. O extraordinário desenvolvimento dos últimos anos na forma como consumimos conteúdos permite agora a sua consolidação.
Acreditando no valor económico e social do património, enquanto recurso gerador de serviços, de emprego e de riqueza, a PATRIMONIO.PT aborda as questões pelo lado das ideias, dos projectos e dos valores subjacentes, refutando a discussão de pessoas, de lóbis ou de partidos. De forma livre, crítica, sustentada e independente.
Depois de ser apresentada no Museu de Lisboa, em Abril, a Monografia “Os próximos 10 anos do Património Cultural em Portugal: tendências” chega agora aos Açores, propondo 10 textos originais e inéditos de 10 autores convidados com temas dedicados ao estudo e análise do panorama nacional do sector do Património Cultural.
Apresentação:
Doutora Catarina Valença Gonçalves, directora-geral da Spira - revitalização patrimonial
Doutor Filipe Porteiro, uma personalidade fora do sector patrimonial, mas com capacidade de apresentar uma visão crítica sobre o mesmo.
Doutor Carlos Luis Cruz, diretor da BPARJJG
A apresentação será no Auditório da biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça, pelas 18h00 do dia 18 de Maio.
Comments