top of page

'Global Teacher Prize Portugal' distingue professor de História de Caldas da Rainha


Rui José Correia é Professor de História da Escola Básica de Santo Onofre, Caldas da Rainha. Entende que a sua “obsessão” é mostrar aos alunos que “estudar é uma coisa para todos”. Por isso, precisava de encontrar formas de os manter atentos e empenhados nas aulas, tendo desenvolvido estratégias para “garantir que os ciclos de atenção eram constantemente reactivados”.

«Humor, actividades práticas e respeito pelos ritmos dos estudantes. É com estes ingredientes que Rui Correia (...) diz ter conseguido “assegurar 100% de atenção” dos seus alunos. A iniciativa valeu-lhe a distinção, anunciada esta segunda-feira, com o Global Teacher Prize Portugal, a versão nacional dos prémios que são apresentados como os "Nobel da Educação" e que pretendem valorizar projectos educativos inovadores», lê-se no artigo de Samuel Silva no Público.

Também foi atribuída pelo júri – presidido pelo antigo ministro da Justiça Álvaro Laborinho Lúcio e por Afonso Mendonça Reis, fundador da edição nacional deste prémio – uma menção especial a Maria Inês Loureiro Rodrigues, professora no Agrupamento de Escolas N.º1 de Gondomar, que tem desenvolvido nos últimos cinco anos uma metodologia de ensino baseada em problemas reais (problem-based learning).

“Não há nenhuma possibilidade de perceber a aprendizagem sem que ela seja descontraída, simpática e amável”, diz Rui José Correia no video onde apresenta o seu método de ensino.

Leia o artigo completo aqui.

bottom of page