2 Abril| 14h30
Casa das Artes - Porto
Apresentação pública e debate em torno do documento "Recomendações de boas práticas na gestão de espólios arqueológicos: recolha, selecção e descarte".
O incremento exponencial da actividade arqueológica em Lisboa colocou na ordem do dia, entre outros aspectos, a premente e urgente necessidade de se implementarem procedimentos que, nas diferentes fases do trabalho arqueológico, concorram para a boa gestão, neste caso particular, dos enormes e muito diversificados conjuntos de materialidades arqueológicas que resultam dessas mesmas intervenções.
A Câmara Municipal de Lisboa/Centro de Arqueologia de Lisboa (CML/CAL) e a Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC), constituíram em 2017 o Grupo de Trabalho para Espólios Arqueológicos (GTEA), composto por arqueólogos dos seus serviços, a que se juntaram arqueólogos provenientes da Academia e do meio empresarial. Do trabalho realizado pelo GTEA resultou a elaboração de um documento – “Recomendações de boas práticas na gestão de espólios arqueológicos: recolha, selecção e descarte” o qual, com a realização deste evento, se pretende colocar à discussão da comunidade.
Entre os meses de Janeiro e Abril de 2019, são realizadas sessões de apresentação e debate em diversos locais do território nacional.
Porto, 2 de Abril - Intervenientes:
Grupo de Trabalho para espólios arqueológicos
Elvira Rebelo (DRC Norte)
Isabel Silva (Museu D. Diogo de Sousa)
António Manuel da Silva (arqueólogo municipal)
Mais informação: DGPC