Buscar

Mértola, Vila Museu


“Hoje a população sabe que tem aqui uma jóia e que dela depende o seu futuro como atractivo turístico.” Cláudio Torres, Público

Sobranceira ao rio Guadiana, Mértola foi, em tempos idos, um importante porto fluvial do Mediterrâneo. A riqueza da povoação do passado está marcada no património descoberto ao longo de anos de escavações arqueológicas que ali têm decorrido.

Em 2018, celebraram-se os 40 anos do início dos trabalhos de investigação e intervenção histórico-patrimonial em Mértola. Em Novembro, decorreu a primeira reunião da comissão científica responsável pela candidatura de Mértola a Património Mundial. E, no mês de Dezembro, realizou-se também um ciclo de conversas que teve por objetivo o debate e reflexão crítica sobre a candidatura.

Mértola celebrou assim 40 anos com todo um novo futuro a ser construído.

Fontes: Público, CIMBAL - Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo, Direção Regional da Cultura do Alentejo, Diário Online – Região Sul


BIENAL AR&PA 2019

OPINIÃO

1/15

Conteúdos redigidos de acordo com a antiga ortografia, excepto no caso de artigos de autor, nos quais este/a é livre de optar.