Buscar

Lançamento da obra “Associações de Defesa do Património em Portugal (1974-1997)”


Hoje, pelas 18h30, decorrerá na Associação dos Arqueólogos Portugueses (Museu Arqueológico do Carmo, em Lisboa), a apresentação da obra “Associações de Defesa do Património em Portugal (1974-1997)”, da autoria de Sofia d’Almeida da Costa Macedo Magrinho.

A obra é reflexo da investigação apresentada pela historiadora em 2016/2017, ao Instituto Universitário de Lisboa para a obtenção do grau de Doutor em História Moderna e Contemporânea. Na investigação foi analisada de que forma ocorreu o movimento associativo entre 1974 e 1997, no âmbito da defesa do património cultural. Em Portugal destaca-se o aumento do movimento associativo sobretudo na década de oitenta do século XX. Aliás, data do ano de 1985 a publicação da primeira lei do Património Cultural em Portugal, para a qual contribuiu a influência e o trabalho das associações.

Desta forma, a investigação é de grande relevância para o estudo e conhecimento da História sobre o tema em causa. Abriu também o caminho a outras futuras investigações, levantando questões bastante interessantes e que esperamos também poder encontrar na obra que hoje será apresentada ao público.


BIENAL AR&PA 2019

OPINIÃO

1/15

Conteúdos redigidos de acordo com a antiga ortografia, excepto no caso de artigos de autor, nos quais este/a é livre de optar.