top of page

Apresentação do catálogo "LOULÉ. Territórios, Memórias, Identidades"


O Museu Nacional de Arqueologia, em Lisboa, recebe amanhã, dia 15 de Março, a apresentação do catálogo LOULÉ. Territórios, Memórias, Identidades, referente à exposição homónima patente no museu, resultante de uma iniciativa conjunta dos Museus Nacional de Arqueologia e Municipal de Loulé, e inserindo-se numa longa tradição de cooperação do Museu Nacional de Arqueologia com as autarquias.

A mostra reúne mais de 500 bens culturais que testemunham os últimos sete milénios de história do maior e mais povoado concelho do Algarve, Loulé e é comissariada por Victor S. Gonçalves, Catarina Viegas e Amílcar Guerra, da Universidade de Lisboa, Helena Catarino, da Universidade de Coimbra e Luís Filipe Oliveira, da Universidade do Algarve, e que associaram aos temas que tratam outros vinte colaboradores.

A exposição revela a ocupação humana do território louletano desde a Pré-história à Idade Média com um acervo proveniente de várias instituições do país, constituindo um importante legado arqueológico. Ocupando uma área de cerca de 300 metros quadrados no Mosteiro dos Jerónimos, a mostra apresenta mais de 500 artefactos e objectos históricos, entre os quais as intrigantes estelas funerárias que representam a mais antiga escrita conhecida na Península Ibérica (com cerca de 2500 anos), a chamada escrita do Sudoeste.

bottom of page