Foi apresentada esta semana, pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal do Funchal, a iniciativa “Música nos Museus”, que pretende alargar a oferta cultural existente na ilha, através de concertos comentados de entrada livre, em duas instituições da Madeira.
Com o intuito de democratizar o acesso à cultura, a iniciativa alia os museus municipais e todo seu espólio, à musicalidade e aos artistas regionais, dando à população uma oferta complementar que passa por vários sonoridades, desde o jazz à música tradicional, passando pela música clássica. Desta forma, para além de contribuírem para a valorização dos artistas, procura-se incentivar a economia local e o comércio tradicional, através de eventos que atraiam as pessoas ao Funchal.
Os 12 concertos programados terão lugar na última sexta-feira de cada mês, pelas 19h, nos museus A cidade do Açúcar e Henrique e Francisco Franco, e serão de entrada gratuita.
Esta medida vem juntar-se a outra recentemente aprovada, que permite entradas gratuitas nos museus municipais - Museu de História Natural, Museu A Cidade do Açúcar, Museu Henrique e Francisco Franco e Paços do Concelho - já a partir de Fevereiro, e que surge depois de concluído que a perda do somatório do valor das entradas (entre 15 a 20 mil euros anuais), será compensada em termos de investimento cultural para a cidade.
Programa
Museu A Cidade do Açúcar
26 de Janeiro – Dolcemente
29 de Março – Si que Brade
25 de Maio – Rodrigo Serrão
27 de Julho – Quarteto de Cordas
28 de Setembro – Luciano Lombardi
30 de Novembro – Vítor Sardinha
Museu Henrique e Francisco Franco
23 Fevereiro – Xarabanda
27 de Abril – Trigo
29 de Junho – Madeira Jazz Collective
31 de Agosto – Trio Zargo
26 de Outubro – Verice
28 de Dezembro – Orquestra de Ponteado
Fonte Imagem: Jornal Público